As estratégias do livro a A Arte da Guerra para se dar bem nos negócios

O primeiro ensinamento do autor de A Arte da Guerra, Sun Tzu, demonstra a importância da guerra para uma nação, sempre como um componente da civilização que exige avaliações prévias e estratégias. É claro que, hoje em dia, o princípios não são aplicados no mesmo sentido para os quais foram escritos, mas as dicas ainda […]

ideia estrategias negocios
Por Erika Alfaro - 17/01/2017

Foto: Reprodução/Pixabay

O primeiro ensinamento do autor de A Arte da Guerra, Sun Tzu, demonstra a importância da guerra para uma nação, sempre como um componente da civilização que exige avaliações prévias e estratégias. É claro que, hoje em dia, o princípios não são aplicados no mesmo sentido para os quais foram escritos, mas as dicas ainda são preciosas para os profissionais do ramo empresarial.

O livro é dividido em 13 capítulos e o número um nos apresenta cinco elementos estratégicos para vencer uma batalha. Trata-se de uma etapa de preparação e articulação de forças que conduzam para a vitória de um objetivo. São esses elementos: o caminho; o tempo; o terreno; a liderança e as regras. Conheça os dois últimos, a liderança e as regras.

Liderança

Ideia: para Sun Tzu, um verdadeiro líder deve conter sabedoria, coragem, disciplina e sinceridade. Isso o ajudará a ter a obediência e a lealdade daqueles que lhe servem.

Aplicação hoje: para que as ações de obediência e lealdade prevaleçam em várias corporações atualmente, os princípios de liderança, muitas vezes, continuam os mesmos, ainda que os nomes se modifiquem com o passar do tempo.

ideia estrategias negocios

As estratégias de Sun Tzu devem ser aplicadas hoje e adaptadas para a realidade de cada empresa (Foto: Reprodução/Pixabay)

Regras

Ideia: São os princípios básicos traçados pelo líder que vão fazê-lo conquistar o objetivo final. É por meio dessas regras que a organização racional e o estabelecimento de leis poderão ser estabelecidas e seguidas por todos. Elas ainda constroem a hierarquia a ser seguida na organização.

Aplicação hoje: para visualizar esse conceito disseminado por Sun, é só pensar em uma partida de futebol. As regras em torno da partida contribuem para que ela seja eficiente. Aqueles que cumprem as instruções e evitam ser penalizados tem mais chances de conquistar o objetivo final (um saldo de gols que os permita vencer).

Para refletir
Sun Tzu ainda aponta sete fatores fundamentais que auxiliam na avaliação de um cenário ( e também na montagem de estratégias) seja ele de guerra, como previa no passado, seja no mundo dos negócios hoje, no qual a competição também prevalece. Para um bom planejamento, procure analisar:
1- Qual governante segue o caminho?
2- Qual o líder mais talentoso?
3- Qual exército aproveita o terreno?
4- Que exército tem as melhores regras?
5- Quais as tropas mais fortes?
6- Qual exército é mais bem treinado?
7- Qual exército administra as recompensas e os castigos de acordo com as regras?

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Érika Alfaro