8 formas de estimular o companheirismo entre irmãos

Educar seus filhos para que sejam amigos e não competidores cria uma família saudável

8 formas de estimular o companheirismo entre seus filhos 
Reprodução/Shutterstock

A educação dos filhos é um ponto importante para desenvolver uma família saudável, não é? Mas os pais e educadores sabem bem como é difícil manter a harmonia dentro de casa, principalmente no que se refere a relação entre irmãos.

Muitas vezes eles acabam competindo entre si para ganhar atenção, carinho, ou simplesmente porque esse acaba sendo o exemplo dentro de casa. Mas estimular o companheirismo é super importante para que eles cresçam entendendo como a amizade entre irmãos é importante, e até para que aprendam a trabalhar bem em coletividade durante a vida adulta.

Que tal seguir essas dicas para estimular o companheirismo entre irmãos dentro de casa? Confira!

1. Elogie seus filhos por igual

Incentivar a admiração pelos dois, mutuamente, é importante para evitar que os filhos sintam um certo favoritismo. Não precisa economizar nos elogios! Ressalte as características de cada um e mostre que tem orgulho em ser mãe deles.

2. Crie momentos para que eles se aproximem

Programas em família são ótimos para unir pais e filhos. Além disso, estimular as crianças a se divertirem de forma saudável juntos também é importante. Que tal fazer um piquenique, ou até um dia especial cozinhando em casa?

8 formas de estimular o companheirismo entre seus filhos 

Reprodução/Shutterstock

3. Evite fazer comparações

Fazer comparações acaba criando um espírito de competição entre os filhos. Eles podem acabar se sentindo menos queridos. O ideal é parabenizar os dois pelos méritos de cada um, sem criar questões como “por que você não é como seu irmão?”.

4. Não seja injusta

Não proteja demais um filho em comparação a outro, já que na maioria das vezes as crianças não vão saber lidar bem com isso. Procure ser justa com os dois na mesma medida. Ter afinidade com um dos filhos é completamente normal, mas evite demonstrar preferências.

filhos-materiaThinkstock_e_Getty_Images

Reprodução/ThinkStock

5. Evite falar mal de um para o outro

Evite fazer reclamações do filho mais velho para o mais novo, e vice-versa. Estimular hábitos negativos em casa vai prejudicar a formação de todos. Da mesma forma, evite colocar um para “vigiar” o outro, porque isso vai estimulá-los a competir ao invés de se unirem.

6. Seja o exemplo de harmonia em casa

Os filhos crescem tomando como exemplo tudo aquilo que acontece dentro de casa. Os pais que tem irmãos e se dão bem com eles, por exemplo, já demonstram o exemplo que pode ser repetido em casa. Um lugar onde a harmonia e o respeito prevalecem vai ser um terreno mais fértil para que os filhos cresçam compreendendo isso.

8 formas de estimular o companheirismo entre seus filhos 

Reprodução/Shutterstock

7. Seja mediadora dos conflitos

Irmãos que vivem brigando ou competindo de maneira não-saudável devem levar uma bronca dos pais! Se seus filhos estão sempre discutindo, o ideal é parar o que está fazendo e escutar os dois lados, sem precisar dizer que um está certo e o outro errado, mas sim que eles precisam conversar e se entender. Reforce, por exemplo, que a amizade entre irmãos é única no mundo e muito importante.

8. Ensine seus filhos a dividir

Companheirismo é um dos pontos mais importantes que as crianças precisam aprender durante a infância, para desenvolver de forma positiva na vida adulta. O relacionamento entre irmãos serve como um aprendizado. Por isso, é importante ensiná-los a dividir sempre, e lidar tanto com as igualdades como com as diferenças.

Como educar seus filhos para não serem machistas em 9 passos simples

Reprodução/Shutterstock