Já ouviu falar em automassagem? A técnica é rápida, fácil e pode ser usada para diferentes tipos de dores durante a rotina pesada
por Giulianna LombardiPublicado em 08/04/2020 às 16:04 Atualizado às 16:20
Existem diversas soluções caseiras para aliviar tensões físicas e emocionais, e uma das que vem ganhando maior número de adeptos é a automassagem. Além de ser fácil de fazer, com alguns exercícios simples é possível tratar inúmeros males em minutos.
“Para aqueles que não têm tempo ou dinheiro para frequentar uma clínica, essa técnica é uma maneira rápida e eficaz de relaxar sem precisar sair de casa”, explica a terapeuta Mari Maruyama, da Clínica Luiza Sato.
Antes de iniciar o tratamento, a especialista recomenda um banho quente para soltar a musculatura, concentrando a ducha na região dos ombros e pescoço. Depois, mãos à obra! Veja algumas opções indicadas para combater dores localizadas e reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia.
Realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas.
Como fazer: para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.
Hábitos alimentares inadequados, falta de atividade física, baixo consumo de água e fibras e até mesmo fatores psicológicos podem afetar o funcionamento desse órgão tão sensível.
Como fazer: deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.
O período da menstruação é um verdadeiro tormento para muitas mulheres. Além de dores pelo corpo, as terríveis cólicas aparecem devido à contração dos músculos do ovário.
Como fazer: posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.
Ter uma vida agitada é o mal do século, poucas pessoas conseguem ter um tempo dedicado ao bem-estar e à saúde mental.
Como fazer:solte todo o ar do pulmão e respire enchendo apenas uma parte do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.
A má postura aliada a hábitos inadequados, como ficar sentado na frente do computador por horas, pode levar a dores na região lombar. A automassagem é uma excelente forma de resolver este problema de forma rápida e simples.
Como fazer:deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.
São diversos os fatores que causam desde uma dor de cabeça crônica até uma crise de enxaqueca aguda. Realize os movimentos na região da face para que os sintomas diminuam e você consiga viver a rotina mais tranquilamente.
Como fazer: pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.
Qualquer situação difícil e o ritmo de vida acelerado pode causar tensões no pescoço. Esse músculo se endurece e, com a falta de alongamento, pode resultar num torcicolo ou em dores na região.
Como fazer: coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.
Falta de exercícios físicos e a má circulação sanguínea da região podem acarretar em dores e fadigas nas pernas. Por isso, é sempre bom realizar a automassagem na região para evitar agravamentos do quadro mais tarde.
Como fazer: flexione o pé e depois estique-o, como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.
Leia também:
Leia também