Boxe e muay thai: esportes para uma vida mais saudável

Boxe e muay thai são ótimas opções de esporte para quem quer emagrecer, aliviar o estresse, fortalecer os músculos e aumentar a coordenação motora!

mulher lutando boxe
Foto: Shutterstock.com

Além de uma dieta equilibrada, exercícios físicos são indicados em 100% das vezes para quem quer perder peso. Exercitar-se aumenta a capacidade de realizar tarefas diárias (como caminhar e levantar pesos), diminui a incidência de patologias (como diabetes, obesidade e hipertensão) e ainda faz bem para a mente. Ficou com vontade de praticar um esporte? Conheça o benefícios do boxe e do muay thai! 

Boxe

O ritmo é puxado: aquecimento, condicionamento físico, treinamento de força e treino de resistência. Durante os treinos, os membros superiores são estimulados a dar socos e golpes, enquanto os inferiores contribuem para manter a estabilidade do corpo e suportar ataques dos adversários. Para esse esporte, alguns itens são indispensáveis, como luvas e bandagem de proteção dos punhos e mãos.

Um chega pra lá no sedentarismo

O boxe promove a perda de peso, pois, em uma hora de aula, dá para gastar até 800 calorias. O esporte melhora a postura, reforça o abdômen, fortalece a coluna lombar e desenvolve a musculatura das pernas, ombros e costas. O treinamento também beneficia o condicionamento cardiorrespiratório e físico, aumentando a agilidade, força e flexibilidade.

Outros benefícios podem ser vistos com a prática, como evolução na coordenação motora, aumento da percepção de tempo e espaço, diminuição do estresse, melhora na concentração, equilíbrio emocional e estímulo à disciplina.

mulher lutando boxe

Foto: Shutterstock.com

Muay thai

Conhecido como boxe tailandês, é um esporte que pode ser praticado a partir dos sete anos de idade. A luta pode parecer violenta à primeira vista, mas tudo é feito com itens de segurança para garantir a integridade dos alunos.

Normalmente, os treinos são divididos em: aquecimento, com exercícios que aceleram o coração como corrida, pular corda e fazer polichinelos; parte técnica, onde são desenvolvidos os golpes; e o condicionamento físico, que fortalece o corpo com séries de exercícios de abdominais, flexões e agachamentos.

Saúde em dia

A prática da luta ajuda a conhecer o corpo e seus limites. Ela fortalece os músculos superiores e inferiores, promove agilidade, flexibilidade, coordenação motora, força, potência, autocontrole e equilíbrio corporal e mental!

“Ao contrário do que a maioria pensa, um aluno de muay thai pratica a arte como hobby, estilo de vida, competição e até mesmo para defesa pessoal. Jamais para ataque de outras pessoas”, esclarece Rogério Balrog Lima, professor da modalidade. Outro benefício é a perda de peso, já que, em um treino de uma hora, gasta-se por volta de 1.200 calorias.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado | Edição: Érika Alfaro/Colaboradora | Consultoria: Rogério Balrog Lima, professor de  muay thai