Espinafre: o segredo do Popeye também pode ser seu!

Na vida real, o espinafre não é muito diferente do que vemos no desenho do Popeye, ele realmente é uma fonte de força e energia.

Espinafre
Foto iStock.com/Getty Images

Na vida real o espinafre não é muito diferente do que vemos no desenho do Popeye, ele realmente é uma fonte de força e energia. Rico em ferro, o espinafre ainda carrega vitaminas A e B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio e é indicado para pessoas com anemia e desnutrição.

 

Espinafre

Foto iStock.com/Getty Images

 

Hortaliça poderosa

Boa fonte de ferro, o espinafre é essencial no crescimento e desenvolvimento de crianças. Além disso, suas folhas verde-escuras reduzem o risco de doenças, como as do coração e câncer. Uma pesquisa feita na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o espinafre possui uma substância chamada geranilgeraniol, que tem capacidade de impedir a ação de um gene responsável pela proliferação de tumores.

 

Laranja

Foto iStock.com/ getty images

 

Combine-o!

Para potencializar os benefícios da verdura, combine com alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, pois ele aumenta a absorção de ácido fólico pelo organismo. “O ácido fólico protege contra doenças cardíacas, controla a hipertensão e é essencial durante a gestação”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.

 

Alimento, prato de verdura, comida saudável

Foto iStock.com/ getty images

 

Prato ideal

É costume refogar o espinafre, mas saiba que ele fica saboroso e mais saudável com as folhas cruas. Mas se quiser cozinhar, coloque-o no vapor até que as folhas murchem e fiquem macias. Ele fica ótimo com omeletes e suflês e ainda é uma ótima opção de recheio para tortas e acompanhamento para macarrão.

Saiba mais: 

Confira os fatores de risco para a síndrome do olho seco

4 hábitos podem mudar a vida de quem tem diabetes

O que comer (e não comer) em uma dieta detox

Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista