Entrevista com Day Mesquita: intérprete de Maria Madalena, na novela Jesus, conta detalhes de sua carreira

Day Mesquita está fazendo sucesso na novela Jesus, da Rede Record, no papel de Maria Madalena. Confira a entrevista com a atriz e descubra o que ela contou sobre sua carreira

Foto: Pupin&Deleu

A atriz Day Mesquita está fazendo grande sucesso com a personagem Maria Madalena, na novela ‘Jesus’, da Rede Record. A paranaense tem 33 anos e um currículo de dar inveja: são 14 anos de carreira com sete novelas, séries, filmes e peças de teatro.

A primeira aparição de Day Mesquita na teledramaturgia foi na novela ‘Dance Dance Dance’ (2007) da Band, interpretando a vilã Amanda. Entretanto, a atriz já havia estreado como bailarina profissional em 2005 no programa ‘Teen Power’. No SBT, ela fez sucesso com a protagonista Eliana Viela, na trama ‘Vende-se um Véu de Noiva’, e na globo fez participações nas novelas ‘Cheias de Charme’ (2012) e ‘Além do Horizonte’ (2013). Atuou em séries nacionais como ‘(Des)Encontros’ (2014) e ‘O negócio’ (2016). Recentemente, protagonizou no filme ‘Nada a Perder’.

Na atual emissora em que está trabalhando, Day Mesquita fez atuações em novelas com a temática bíblica, são elas: ‘Milagres de Jesus’ (2015), ‘Os Dez Mandamentos’ (2015), ‘A Terra Prometida’ (2016) e agora em ‘Jesus’ com a personagem marcante, Maria Madalena.

Day Mesquita

Foto: Pupin&Deleu

Confira a entrevista que o Portal Alto Astral fez com Day Mesquita:

1- Como tem sido a experiência de interpretar uma personagem tão conhecida no cenário bíblico, como Maria Madalena?

Está sendo uma experiência incrível e única. É uma personagem riquíssima, as cenas vão de um extremo a outro, e isso é maravilhoso.

2- Houve alguma preparação antes de iniciar a atuação desta personagem? Qual foi sua principal preocupação/dificuldade em relação à preparação para o papel?

Me preparei através das referências passadas pela direção, como os filmes ‘A paixão de Cristo’, ‘Ben Hur’, ‘Maria Madalena’, e li livros (Maria Madalena – Michael Haag e Maria Madalena – Lilia Sebatiani) para entender, descobrir e me aprofundar mais no universo, na época e na história das personagens. Depois disso o foco é no texto, nas características e nuances que a personagem vem mostrando a cada cena.  Acho que o mais difícil de tudo é a carga emocional e física que a personagem pede. Mas estou muito feliz em ter a oportunidade dar vida a uma personagem como Madalena.

3- Sua personagem passou por cenas muito fortes na trama, como foi interpretar tais momentos? Qual foi o momento mais difícil? E o mais marcante?

Todas as cenas de possessão e a sequência toda do milagre foram muito intensas. É um trabalho delicado, que exige muita concentração e entrega. Houveram algumas conversas sobre o que seriam essas cenas e como poderiam ser executadas. Foi uma troca muito bacana de informações que tive junto com o nosso diretor Edgard Miranda e nossa preparadora de elenco Fernanda Guimarães. O Edgard nos passou alguns filmes de referência que mostravam a linguagem que ele achava interessante seguirmos e depois de assistirmos e estudarmos bastante as cenas, começou a investigação no trabalho de preparação corporal com a Fernanda, com estímulos que nos apontassem algumas possibilidades de caminhos para as cenas. As referências dos filmes foram bem importantes, destacando “O Ritual”, quando assisti fiquei apaixonada pelo trabalho do Anthony Hopkins. Achamos que era uma boa medida para termos como base no nosso trabalho. Ele mostra uma sutileza na interpretação, com grande preenchimento interno, você vê tudo o que está acontecendo nos olhos dele, expressado com muita verdade e minimalismo nos movimentos.

4- A novela Jesus está repercutindo bastante no exterior, como você enxerga isso?

É uma linda história e temos uma grande alegria poder passar essa mensagem e um trabalho tão especial para outros países além do Brasil. Fico muito feliz pois é um trabalho que está sendo feito com muito e cuidado e carinho.

5- As críticas são ‘monstros’ na carreira de qualquer profissional. Como tem sido com você?

Tenho recebido críticas positivas com relação ao meu trabalho, o que me deixa muito feliz. É claro que é muito bom ouvir coisas boas, mas toda crítica é um ponto de vista, não levo como verdade absoluta, nem no positivo e nem no negativo. Procuro tirar o melhor delas para que eu possa melhorar e continuar evoluindo no trabalho.

6 – Desde de 2015 você vem atuando em novelas com a temática bíblica, qual a diferença deste tipo de trama em relação aos outros gêneros?

Acho que o que diferencia um pouco é só a forma, por se tratar de uma época e costumes diferentes.

7- Como foi a experiência de gravar em Marrocos?

Gravar no Marrocos foi uma experiência incrível. Além de ter a oportunidade de conhecer um país e uma cultura nova, sair do local habitual de gravação influencia e agrega muita coisa no trabalho. Gravamos no deserto a 40 graus. Estar em um clima muito seco e no calor extremo faz tudo ser diferente, as sensações, os desconfortos, a respiração, tudo muda diante de um lugar como esse, e é ótimo porque colaboram para a construção e vivência das personagens, nos deixa mais próximos da realidade em que elas viviam e isso enriquece bastante o trabalho. Fui ao Marrocos para gravar a sequencia da Via Crúcis, que são cenas densas, complexas.

Na maior parte do tempo não estamos de fato gravando, mas, sim, aguardando todo o processo de preparação do set para estar tudo pronto na hora da ação. Então, embora estivesse muito quente, acho que a maior dificuldade mesmo foi manter a concentração e o estado de emoção e entrega que as cenas pediam durante as 8 ou 9 horas em que ficávamos no set de gravação. Não foi fácil, mas foi uma grande e linda experiência.

8- O que os telespectadores podem esperar dos próximos capítulos da novela?

Tem muita coisa ainda para acontecer, mas logo logo já devemos começar a gravar a sequência da Via Crúcis, crucificação e ressurreição de Cristo, que são momentos muito esperados por todos.

 

Ansiosa para ver mais cenas marcantes com a personagem de Day Mesquita? Então, confira o resumo da semana da novela Jesus.

LEIA TAMBÉM: