ENTRETENIMENTO

Você sabia: como surgiu a bicicleta?

Considerada um dos transportes mais saudáveis e que geram poluição zero, a bike é uma invenção maravilhosa. Descubra como surgiu a bicicleta!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 09:50
Atualizado às 17:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Considerada um dos transportes mais saudáveis e que geram poluição zero, a bike é uma invenção maravilhosa. Descubra como surgiu a bicicleta:

Homem andando de bike amarela

IMAGEM: Shutterstock.com

A primeira

Inventada em 1817 pelo alemão Karl Drais, não tinha pedais e as duas rodas eram impulsionadas com os pés. Em 1839, o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan inventou os pedais, fixando-os na roda dianteira. Com o passar dos anos, o invento foi se aperfeiçoando e sua popularidade, crescendo. Em um ano, são fabricadas mais de 130 milhões de bicicletas no mundo inteiro.

Inventor

O escocês John Boyd Dunlop era veterinário e um pai muito observador. Um dia, viu o filho andando de bicicleta em uma rua de paralelepípedos e ficou intrigado. Como as rodas eram de borracha maciça, o menino andava devagar e aos trancos. Pensou então em inflar uns tubos de borracha para revestir as rodas. E assim, em 1887, nasceu a câmara de ar.

Para todos os gostos

A vontade de inovar os modelos de bicicleta só está aumentando. O inglês Thomas Jowen criou um protótipo portátil que pode ser dobrado até ficar do tamanho de uma bolsa. Uma empresa chinesa fabricou uma mala que se transforma em bicicleta e o criador japonês Chang Jen idealizou um modelo que se transforma em mochila e pesa menos de seis quilos. Como seria a sua bicicleta ideal?

Veja também
Benefícios de andar de bicicleta
Pedalar traz benefícios à saúde. Descubra!
Agora é a vez das food bikes: saiba como montar a sua!