Você sabia: fatos curiosos do dia a dia!

O mundo é cheio de surpresas e coisas para aprender! Quem inventou a casquinha de sorvete? Por que os gatos tem unhas compridas? Descubra!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 13:38
Atualizado às 17:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem inventou a casquinha do sorvete?

casquinhas de sorvete

Acredita-se que quem teve a ideia, em 1903, foi Italo Marchioni, um imigrante italiano que ganhava a vida vendendo sorvete de limão nas ruas de Nova Iorque. Cansado de não receber de volta os copos de vidro em que servia o sorvete aos clientes, inventou um cone com uma massa parecida com a de um biscoito, ou seja, a famosa casquinha.

Quantos fios de cabelo temos na cabeça?

cabelos ao vento

Estima-se que existam aproximadamente 150 mil fios de cabelo em uma cabeça. Os especialistas garantem que, todos os dias, caem por volta de uma centena. Isso não significa que vamos perder todos, pois, geralmente, quando um fio de cabelo cai, já está nascendo outro no lugar. Mas é claro que há exceções, senão não existiriam os carecas!

Por que os gatos têm unhas compridas?

gato

Para escalar. Eles podem subir sem problemas em muros e em troncos de árvores para agarrar uma presa ou fugir de um perigo. Com as unhas compridas e curvas de suas patas dianteiras, os gatos pegam, levantam e agarram objetos. Como se isso fosse pouco, suas unhas são como pregos, que permitem a eles se agarrar ao solo quando correm. É por isso que os gatos protegem tão bem suas garras, escondendo-as entre as pregas de suas patas. Assim, também, as unhas se mantêm bem afiadas.

Para onde vão as estrelas durante o dia?

estrelas brilhando

À noite, vemos o céu salpicado de estrelas, mas, durante o dia, parece que elas somem. A verdade é que as estrelas continuam lá, no mesmo lugar, só que, por causa da luz do Sol, nós não conseguimos vê-las. A mesma coisa acontece com a Lua. A diferença é que, como ela está mais perto da Terra, parece maior e por isso conseguimos localizá-la no meio do azul do céu.

Veja também
Descubra 4 curiosidades dos animais
Você sabia: como surgiu a bicicleta?
7 fatos que você precisa saber sobre gatos

Quem inventou os guardanapos?

Tudo indica que foram os romanos. Eles levavam seus guardanapos para todo lugar e envolviam com eles o que sobrava da comida para levá-la para casa. Na Idade Média, o guardanapo caiu no esquecimento. Os nobres, que comiam com as mãos, limpavam-se na toalha e se lavavam em recipientes com água perfumada. Alguns séculos depois, os guardanapos renasceriam, dessa vez retangulares e com mais de um metro de comprimento. Hoje são comuns os guardanapos de papel.

Texto: Juliana Cavalcante/ colaboradora Revisão: Jessica Mobílio

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.