Pedalar traz benefícios à saúde. Descubra!

Pedalar é uma atividade física prazerosa e que ajuda a afastar diversos problemas de saúde. Além disso, é ideal para quem quer emagrecer.

None
FOTO: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 12:00
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dizem que quem aprende a andar de bicicleta não esquece nunca mais. E o que também não deveria ser esquecido são os benefícios que pedalar proporciona à saúde. Dentro das academias ou pelas ruas afora, você é quem escolhe: cada modalidade oferece suas vantagens, basta tomar alguns cuidados simples.

E, como ambas oferecem muitos benefícios, certamente um deles vai se encaixar ao seu objetivo: perder peso, fortalecer os músculos, melhorar a saúde mental… Se quiser ganhar tudo isso e ainda favorecer o meio ambiente, vá de bicicleta!

Pedalar é importante para manter a saúde em dia

FOTO: Shutterstock Images

Disposição e relaxamento

“Esse exercício tem impacto sobre o aspecto psicológico, pois promove sensação de bem-estar e prazer, reduzindo ansiedade e depressão e aumentando a disposição para realizar atividades de trabalho e recreativas”, explica o especialista em fisiologia do exercício Rodrigo Luiz Vancini. O cérebro libera hormônios como serotonina e endorfina, que são calmantes e analgésicos naturais.

SAIBA MAIS:

Fortaleça o coração com 30 minutos de exercício diário

3 exercícios aeróbicos para emagrecer mais rápido

Qual o melhor exercício para cada idade? Descubra!

Pedalar emagrece

O exercício físico regular facilita a oxidação dos carboidratos e a utilização de gordura como fonte de energia. Para quem quer perder peso, nada melhor!

Circulação ativa

“Há um aumento no volume sanguíneo e na concentração de hemoglobina, além de maior densidade capilar”, explica. Densidade capilar se refere ao número de pequenos vasos sanguíneos, que facilitam a formação dos músculos.

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria Rodrigo Luiz Vancini, especialista em fisiologia do exercício

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.