ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Luís Vaz de Camões

Considerado um dos grandes poetas do Ocidente, Luís Vaz de Camões teve uma vida recheada de aventuras. Saiba mais sobre sua trajetória e seu legado!

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 11:38
Atualizado às 17:08

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Considerado um dos grandes poetas do Ocidente, Luís Vaz de Camões teve uma vida recheada de aventuras – não à toa, sua história está envolta por lendas e mistérios. Saiba mais sobre sua trajetória e seu legado!

Ilustração de CamõesFOTO: Reprodução

Trajetória

Camões nasceu em uma família da pequena nobreza de Portugal e recebeu, ainda na infância, uma sólida formação clássica. Por conta de uma frustração amorosa, exilou-se na África e se alistou no exército. Em uma das batalhas, perdeu o olho direito. Ainda no continente africano, escreveu sua obra mais importante e conhecida, Os Lusíadas, que publicou em seu regresso à Portugal, em 1572. Morreu oito anos depois em Lisboa, sua cidade natal, sem grandes posses.

Legado

Camões está para a língua portuguesa como Cervantes está para o castelhano; inclusive, o português é conhecido como “a língua de Camões”. O poeta é o criador da linguagem clássica portuguesa e ajudou a consolidar o idioma da forma como o conhecemos atualmente. Além de Os Lusíadas, o maior poema épico da língua portuguesa, também escreveu diversos poemas e belos sonetos de alto valor linguístico e cultural.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história de Leonardo da Vinci

Albert Einstein presidente? Entenda a história!

Conheça o significado do símbolo da Maçonaria