ENTRETENIMENTO

Você sabia: como surgiram os castelos e palácios?

Os castelos medievais eram verdadeiras fortalezas de pedra para os habitantes do reino e ganharam um toque de luxo com os reis. Descubra como surgiram!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 11:15
Atualizado às 17:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os castelos foram concebidos como defesa pelos senhores feudais na Idade Media Europeia. Tornaram-se residenciais e ganharam características luxuosas e excêntricas com a chegada dos reis, onde nasceram os palácios.  Descubra como surgiram as construções mais belas e resistentes do mundo!

De guerra em guerra

Os primeiros castelos foram construídos a partir do século oito. Naquela época, os senhores feudais europeus guerreavam o tempo todo, apoderando-se das terras uns dos outros. Só mesmo contando com verdadeiras fortalezas para resistir a esses ataques, e proteger servos e camponeses. Por isso, os castelos eram feitos de pedra, em lugares elevados e rodeados por um fosso sempre cheio de água.

castelo-chateau-franca

Castelo Château de Chambord (França). FOTO: Glow Images/Latinstock

Um luxo só

Por volta do século quatorze, as coisas começaram a mudar. À medida em que os reis foram ficando poderosos, os senhores feudais perderam autoridade. Como não precisavam mais de tanta proteção, os castelos foram abandonados. Mas o gosto por coisas grandiosas levou os nobres a construir palácios enormes e luxuosos, só que agora perto das cidades.

Veja também
Descubra como a Alquimia surgiu na Era Medieval
Palácio de Kensington divulga novas fotos da Princesa Charlotte, tiradas por Kate Middleton

Belos museus

Existem muitos castelos e palácios antigos espalhados pelo mundo inteiro. Alguns viraram museus ou prédios governamentais. Outros são usados também como hotéis ou residências particulares.

castelo-de-kilkenny-irlanda-paisagem

Castelo de Kilkenny (Irlanda). FOTO: iStock.com