Connect with us

O que você está procurando?

Por muito tempo, acreditou-se que o autor seria João, um dos 12 apóstolos que esteve em contato direto com Jesus Cristo
- A obra O Julgamento Final, de Fra Angelico, tem Jesus ao centro. Ao lado direito, estão os condenados ao inferno e, à esquerda, os anjos e aqueles que foram alvos. Ao centro, as tumbas abertas simbolizam a ressurreição dos mortos. (Imagem: Reprodução)

Você sabe quem escreveu o Apocalipse?

Por muito tempo, acreditou-se que o autor seria João, um dos 12 apóstolos que esteve em contato direto com Jesus Cristo

O termo apocalipse, em seu significado original, quer dizer “revelação”. Ali, está descrita nada menos do que a grande batalha que estaria por vir entre as forças do bem e do mal – conflito do qual nem todos na Terra escaparão. Sempre ansiosa por saber de seu futuro, é óbvio que a humanidade nunca conseguiu permanecer alheia a esses impressionantes versículos.

apocalipse

A obra O Julgamento Final, de Fra Angelico, tem Jesus ao centro. Ao lado direito, estão os condenados ao inferno e, à esquerda, os anjos e queles que foram alvos. Ao centro, as tumbas abertas simbolizam a ressurreição dos mortos. (Imagem: Reprodução)

João de Patmos

O Livro do Apocalipse é creditado a João de Patmos, figura da qual se sabe muito pouco a respeito – erroneamente, acreditou-se por muito tempo que o autor seria outro João, um dos 12 apóstolos que esteve em contato direto com Jesus Cristo. Inclusive, há quem sustente a hipótese de que suas enigmáticas páginas tenham sido escritas por mais de uma pessoa.

A data mais provável da obra é a última década do século 1 depois de Cristo. O cristianismo dava os primeiros passos e já era um incômodo para os planos do Império Romano. Ou seja, o texto foi redigido em meio a um cenário de provações e incertezas. “João viveu esse período de forte perseguição, em que Roma estava crucificando e matando os cristãos. Ao mesmo tempo, é o período da erupção do vulcão Vesúvio, que ficava perto da cidade de Pompeia. Foi uma grande tragédia, que escureceu boa parte do Mediterrâneo, inclusive uma das ilhas onde João estava, e causou a morte de milhares de pessoas.

É nessa atmosfera que surge o Apocalipse, um conjunto de cartas que João escreveu para os primeiros cristãos, dizendo: ‘Aguentem firme, porque o fim do mundo está próximo’”, explica o historiador e teólogo Roberto Francisco Daniel.

Vozes de anjos

As visões que João relata teriam sido reveladas a ele pela figura de um anjo: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia” (Apocalipse 1, 10-11). É a partir daí que os mais sensíveis podem se abalar.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Roberto Francisco Daniel, historiador e teólogo

Texto: Marcelo Ricciardi / colaborador – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Entretenimento

Quem sofre bullying passa por um enorme tormento. Saiba o que se passa na mente das vítimas e como ele afeta seu desenvolvimento

Entretenimento

Presente na Bíblia, o nome Lúcifer foi associado ao demônio

Entretenimento

Turbine seu cérebro! É possível estimular e potencializar o raciocínio e a mente para realizar suas atividades diárias. Confira!

Entretenimento

Conhecido como o discípulo infiel, Judas Iscariotes teve um fim trágico, provocado pelo arrependimento e culpa por seus próprios atos

Entretenimento

Os irmãos Grimm possuem, em sua coletânea de contos, o enredo de Caveira cantante, que tem como início o aparecimento de um javali gigante em um reino

Entretenimento

O estudo Review on Antimicrobial Resistance, coordenado por Jim O’Neill, propõe medidas para conter a disseminação de superbactérias. Descubra quais são!

Entretenimento

Tanto para os islâmicos quanto para os cristãos, Abraão aparece como um dos personagens mais importantes na história de ambas as religiões

Entretenimento

Segundo estudo realizado pelo economista Jim O’Neill, a resistência bacteriana a antibióticos pode aumentar em 2050, provocando uma morte a cada 3 segundos.