ENTRETENIMENTO

SBT, Record TV e Rede TV sairão do ar para assinantes de TV à cabo: entenda!

SBT, Record TV e Rede TV: emissoras sairão do ar na próxima quarta na TV à cabo, após o fim do sinal analógico. Saiba como não ter esses canais cortados!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/03/2017 às 12:39
Atualizado às 12:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A televisão brasileira está passando por mudanças e adaptações tecnológicas e, na próxima quarta-feira (30/3), o sinal analógico de transmissão começará a ser desligado em todo Brasil, começando por São Paulo e outras cidades da região metropolitana. Mas um ‘probleminha’ nessa transição pode atrapalhar a vida do telespectador: é que SBT, Record TV e Rede Tv estão na lista de emissoras sairão do ar para assinantes de TV à cabo. Entenda!

A briga entre as emissoras

Nos últimos dias, a briga do SBT, da Record TV e da Rede TV contra as operadoras à cabo estão tomando conta da telinha e das redes sociais digitais.

Em geral, as operadoras (NET, Claro, Embratel, Sky, Vivo e Oi) oferecem pacotes de canais aos assinantes. Nessa situação, emissoras como Globo e Band recebem um pagamento pelo conteúdo, pois, segundo justificativa oficial da NET, por exemplo, esses canais estão na ‘cesta’ de ofertas ao cliente. É justamente esse o questionamento das concorrentes SBT, Record TV e Rede TV, que não recebem retorno nenhum das operadoras pelo conteúdo. Como as operadoras se recuram a pagar, a guerra foi declarada e as três se uniram em uma única empresa, chamada Simba Content.

Entenda a união das três emissoras, no vídeo abaixo.

Sem acordo, emissoras sairão do ar

Na programação a nas redes sociais digitais, as três emissoras estão divulgando a #QueremosContinuarComVc . Apesar de toda a polêmica, elas buscam acordo de pagamento mínimo dos direitos, pelo menos. Deixam bem claro de que precisam desses valores para continuarem criando conteúdo de qualidade.

Outro problema é a queda de audiência. Segundo o colunista da UOL Ricardo Feltrin, só das operadoras Sky e NET, consideradas as maiores do país, SBT, Record TV e Rede TV deixariam de ser transmitidas em, aproximadamente, 14 milhões de lares por conta da falta de acordo. Esse número, significa, em média, uma queda 20% na audiência -muita coisa! É possível entender que elas despencariam nos rankings de audiência, o que poderiam causar perda de patrocínio e investimentos de parceiros.

No início dos mês, alguns portais de notícias on-line chegaram a cogitar que a Simba Content voltaria atrás e liberaria as transmissões, mas não é o que parece. Ao que tudo indica, as emissoras sairão do ar para assinantes de TV a cabo. Abaixo, confira alguns vídeos dos artistas mais populares falando do assunto com os seguidores.

Ratinho, do Programa do Ratinho (SBT)

Sônia Abrão, do A Tarde é Sua (Rede TV)

Rodrigo Faro, da Hora do Faro (Record TV)

As reações dos telespectadores

1.

2.

3.

Sai sinal analógico, entra sinal digital

O fim do sinal analógico foi anunciado em 2015, mas já vem sendo discutido desde 2012 pelo Ministério das Comunicações. O objetivo é claro: com os aparelhos televisores oferecendo cada vez mais qualidade, o Brasil já tem condições de oferecer a programação apenas em sinal digital, considerando que as emissoras tiveram tempo, acordos e incentivos governamentais para se adaptarem. Isso significa muito mais qualidade na imagem oferecida ao telespectador.

LEIA TAMBÉM: