Eleições 2016: o que é preciso para o dia da votação?

Tire suas dúvidas sobre a data, o local, a documentação e os procedimentos necessários para cumprir suas obrigações durante as eleições.

None
montagem eleições

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 09:49
Atualizado às 18:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No próximo dia 2 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas devido ao primeiro turno das eleições municipais de 2016. E, como é de costume, a dúvida sobre o que é necessário levar para cumprir suas obrigações sempre vem à tona – ainda mais para aqueles que irão exercer sua cidadania pela primeira vez.

montagem eleiçõesMontagem: Ana Paula Maldonado

Local e horário

As informações sobre a zona eleitoral e a seção de votação podem ser verificadas no título de eleitor. Porém, caso tenha perdido o documento, nem tudo está perdido: é possível consultar o local de votação e o número do título no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O eleitor pode votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu município.

Saiba como justificar o seu voto

Documentação

Ironicamente, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória durante as eleições. No entanto, é preciso levar algum documento oficial com foto, como RG, passaporte, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou certificado de reservista. A certidão de nascimento ou de casamento não serão admitidas.

Você sabe o que é quociente eleitoral e partidário?

Procedimentos

O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato (5 dígitos) ou somente na legenda do partido (2 dígitos). Em seguida, o voto é para o cargo de prefeito, de maneira que deverão ser digitados os dois números do candidato.

Ao se aproximar da cabine da urna eletrônica, é proibido utilizar aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras, ou qualquer outro tipo de instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Contudo, o eleitor pode levar uma “colinha” com os números dos candidatos nos quais pretende votar. Já quanto aos cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida, é permitido contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança.

VEJA TAMBÉM

Não votei na última eleição. Posso votar agora?

5 dicas para escolher bem seu candidato