ENTRETENIMENTO

Terapia humanista: conheça a técnica utilizada por essa corrente

Essa técnica acredita em todo o potencial de seu paciente e mostra que liberdade é sinônimo de responsabilidade. Saiba mais!

None
FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 13:46
Atualizado às 18:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Independente do momento de vida que a pessoa se encontra, a terapia humanista terá sempre como base da técnica de tratamento o profundo respeito pelo ritmo e pela autonomia do indivíduo, utilizando como guia para o trabalho o diálogo estabelecido entre o terapeuta e o cliente. “O que é enfatizado nas terapias humanistas é a capacidade de escolha do indivíduo diante das circunstâncias que o cercam. O terapeuta procura auxiliar o cliente em seu caminho para compreender suas próprias decisões, suas motivações e os valores por trás destas, e como as escolhas realizadas influenciam sua vida”, explica Tuíla Maciel, psicóloga especialista em psicologia humanista.

liberdade pixabay terapia técnica

FOTO: Reprodução/Pixabay

De acordo com a especialista, ao perceber seu papel ativo diante dos acontecimentos em sua vida, a pessoa é capaz de tomar responsabilidade por suas escolhas, pois compreende até que ponto é afetada pelas circunstâncias e tem consciência de seu papel de agente nas situações que vivencia.

SAIBA MAIS

Como escolher o melhor método terapêutico? Profissional dá dicas

Terapia breve: soluções em menor tempo e mais foco nos problemas

Texto: Nathalia Piccoli Edição: Ana Beatriz Garcia Consultoria: Tuíla Maciel, psicóloga especialista em psicologia humanista