Entrevista virtual de emprego: saiba como se comportar na frente do computador ou celular

Nessa modalidade de entrevista, a qualidade da conexão de internet, o silêncio do ambiente e suas roupas também são muito importantes para o recrutador

mulher loira de terno sentada em poltrona branca de frente para um computador em cima de uma escrivaninha
Assim como em qualquer entrevista, o esperado é que você se vista formalmente e esteja arrumada (FOTO: Shutterstock Images)

Está em busca de emprego, encontrou a vaga ideal, mas o recrutador quer fazer uma entrevista virtual, utilizando um programa de chamadas, e você não sabe como agir ou se comportar? Fique tranquila! Separamos algumas dicas para tudo dar certo e você ser capaz de responder às questões com clareza e segurança.

1. Ambiente da entrevista

Escolha um local com bom isolamento acústico, silencioso e arrumado. A câmera não deve captar cômodos bagunçados, por isso, tenha organização e também ajuste a angulação da sua webcam ou câmera do celular.

2. Conexão de internet e equipamentos

Há casos em que a videoconferência é interrompida por falha na conexão. Assim, verifique com antecedência a conexão da internet, teste o áudio do microfone e a imagem da câmera.

3. Não se atrase!

Assim como qualquer entrevista, a virtual exige pontualidade. Esperar por muito tempo o candidato causa má impressão no empregador ou profissional de Recursos Humanos.

4. Imagem é importante

Não é porque você está em casa que pode se vestir de qualquer jeito. A escolha da roupa, acessórios e maquiagem deve ser feita normalmente, como se fosse uma entrevista presencial. E nada de exageros, ok?

5. Naturalidade

Treine seu discurso e haja naturalmente com o recrutador. Tome cuidado para não dispersar só porque está em casa. Estar preparada para as perguntas é a melhor opção. Seja você mesma!

6. E-mail e foto

Além da entrevista virtual, os recrutadores observam o comportamento virtual dos candidatos. Certifique-se de que seu e-mail é adequado (evite aqueles utilizados na adolescência, com palavras como “fofinha” ou “docinho”) e que a foto do perfil não esteja muito informal.

LEIA TAMBÉM

Texto: Bárbara Gatti/Colaboradora