Duplas dinâmicas: combine alimentos e garanta menos quilos na balança!

Brócolis com tomate, salada de frutas e gérmen de trigo... Essas e outras duplas dinâmicas garantem uma silhueta fininha e saúde protegida!

brocolis com pimenta
Foto: iStock.com/Getty Images

Alguns alimentos por si só já possuem inúmeros benefícios para nossa saúde e também para quem quer perder peso. Mas outros ingredientes, quando combinados, turbinam o processo de emagrecimento saudável. Esse é o caso do brócolis e do tomate, por exemplo. Confira outras duplas dinâmicas para incluir no seu cardápio agora mesmo:

brocolis com pimenta

Foto: iStock.com/Getty Images

Brócolis + tomate

A união é rica em antioxidantes, graças à vitamina C do brócolis e ao licopeno do tomate. Em forma de salada, por exemplo, pode favorecer o combate aos radicais livres do organismo, prevenindo a inflamação das células e o envelhecimento precoce. Na dieta, é um casamento poderoso, já que os dois alimentos contêm poucas calorias e são ricos em fibras, que regulam o intestino e o inchaço.

Salada de frutas + gérmen de trigo

Cada fruta possui seus nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Somada à força do gérmen de trigo, que contém grande quantidade de vitaminas do complexo B e E, essa junção favorece o bom funcionamento intestinal e bloqueia a ação dos radicais livres, que podem danificar as artérias do corpo. “Para melhorar a combinação, acrescente 1/2 pote (100ml) de iogurte desnatado na hora do consumo”, indica Carolina Paz, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ).

Carboidrato + proteína

Escolher fontes de carboidratos complexos é essencial para garantir a boa saúde e ter sucesso na dieta. A batata-doce, por exemplo, é uma ótima opção, pois possui carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, é um alimento que libera pouco açúcar no sangue, evitando o acúmulo de gordura no corpo. Quanto à proteína, é um grupo responsável por controlar a fome, além de fortalecer o sistema imunológico. Para não errar na escolha, prefira consumir proteínas magras como peixe, frango e leite desnatado.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Carolina Paz, nutricionista da SNC – Sports Nutrition Center, do Rio de Janeiro (RJ), (21) 2421-7544

LEIA TAMBÉM