Dicas para uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental para acordar revigorada para um novo dia. Mas, é comum as pessoas levarem problemas para a cama. É preciso respeitar esse momento!

mulher dormindo feliz
FOTO: Shutterstock.com

Dormir bem é fundamental para acordar revigorada para um novo dia de trabalho e desafios. Mas, muitas vezes, é comum as pessoas levarem os problemas para a cama, enfrentando dificuldades para dormir. O médico especialista em Medicina do Sono, Carlos Henrique Ferreira Martins, aponta a necessidade de a pessoa se conscientizar de que não é durante o sono que as questões do dia a dia serão resolvidas. É preciso respeitar esse momento. Confira as dicas abaixo para ter uma boa noite de sono:

 

mulher, jovem, bonita, dormindo, sozinha, de lado, travesseiro, branco

FOTO: Shutterstock.com

 

Prioridade

Vale a pena investir em algumas medidas simples que vão tornar seu sono tranquilo e trazer mais vigor para seu cotidiano. O ideal é dormir cerca de sete a oito horas por noite, mas essa necessidade pode variar entre as pessoas. É fundamental você respeitar o seu organismo, que pode exigir um pouco mais ou um pouco menos de descanso. O médico especialista lembra também que o mais importante é a qualidade do sono.

Crie um ritual

A fim de superar problemas como a insônia, crie uma rotina para dormir. Por exemplo, algumas horas antes de deitar, comece a “desacelerar”. Tome um banho e faça atividades mais calmas como leitura. Adapte o ritual conforme as suas possibilidades, o importante é mandar uma mensagem para o cérebro de que o momento do sono está chegando.

Relaxe!

  • Siga um horário definido para o sono, de preferência, entre 22h e 23h.
  • Deixe o quarto escuro e confortável, procurando reservá-lo só para descansar. Evite, por exemplo, trabalhar no mesmo ambiente.
  • Faça o possível para deixar os problemas para o período do dia. Não é fácil, mas o especialista Carlos Martins dá a dica: “anote tudo para o dia seguinte, transferindo para o papel essa carga. Organize-se de tal maneira que esse seja um momento de descanso, para recuperar a energia”.
  • Uma música bem suave, em tom baixo, ou um incenso com uma fragrância relaxante pode ajudar você a aquietar a mente. Observe o que a ajuda a compor a atmosfera mais adequada para o sono.

 

Saiba mais:

Como cada signo dorme?

8 dicas para ter uma noite de sono perfeita

Melhore seu sono com 3 dicas infalíveis

 

mulher dormindo feliz

FOTO: Shutterstock.com

 

Atenção!

Se os problemas na hora de dormir persistirem, procure um profissional. Roncar, por exemplo, pode ser sintoma da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, que, juntamente com a insônia, corresponde a 70% dos casos de problemas relacionados ao sono.

 

Simpatia para dormir bem

Costure um pano branco, com linha da mesma cor, de maneira que forme um saquinho. Coloque um punhado de manjericão dentro dele e feche. Ao anoitecer, coloque o patuá debaixo de sua cama e deixe lá por sete noites seguidas. No oitavo dia, jogue o patuá no lixo e reze um Credo ao seu anjo protetor, pedindo a ajuda dele para abençoar o seu sono.

Texto: Érika de Moraes/Colaboradora
Edição: Marcos Cardinalli/Colaborador
Design: Daniela Fernandez