Dicas para emagrecer no inverno: cuide da dieta mesmo nos dias frios!

Para você não furar a dieta, trouxemos dicas para emagrecer no inverno. Dessa forma, vai ser possível comer os alimentos mais deliciosos sem aumentar os ponteiros da balança

menina sentada na cama comendo e tomando chá
Foto: Shutterstock.com

A queda nas temperaturas traz consigo preguiça de praticar exercícios físicos e a vontade de abusar na alimentação, já que o verão está longe e as sobreposições de roupas podem esconder os quilinhos extras. Mas é agora o momento de manter o foco! Por isso, trouxemos algumas dicas para emagrecer no inverno e não passar fome. “Há indicações de que, apesar de o nosso organismo encarar o frio como se tivesse que ‘armazenar’ gordura para aquecer o corpo, ele na verdade aumenta o metabolismo para promover esse aquecimento. Tanto que existem técnicas de estética que utilizam o frio para ‘quebra’ de gordura”, explica a nutricionista Talita da Mata, de São Paulo.

Dicas para emagrecer no inverno:

Enxugue o cardápio

Talita dá dicas preciosas para aproveitar as delícias do inverno sem culpa!

Fondue: o creme de chocolate pode ser feito com leite de coco (com baixo teor de gordura) e chocolate acima de 50% cacau. Combine com frutas que têm baixo índice glicêmico, como damasco, pera e morango.

Chocolate quente: prefira utilizar leite de arroz ou de avelãs e troque o achocolatado, que contém muito açúcar, por cacau em pó. Se necessário, utilize adoçante à base de sucralose ou estévia.

Sopa: escolha as que possuem sempre uma fonte de proteína, como carne moída, músculo ou frango desfiado. Não misture mais que um carboidrato, como batata e mandioquinha, e coloque algumas folhas, como couve, por exemplo.

Massas: sempre dê preferência às integrais e evite os molhos à base de queijo.

Invista nos termogênicos

Além de manterem o corpo aquecido, esses alimentos aceleram o metabolismo. “O gengibre, a canela e a pimenta são ótimos aliados. O gengibre e a canela podem ser utilizados em forma de chá ou adicionados nas refeições, como a pimenta”, informa a nutricionista.

Beba água!

Como o corpo perde menos líquido durante o inverno, é comum abandonarmos a ingestão de água. Para que isso não aconteça, aposte em chás naturais (sem açúcar) e águas aromatizadas com hortelã ou gengibre.

Fique ligada!

– Coma de três em três horas: uma sugestão é usar frutas assadas nos lanches e legumes e verduras refogadas, se preferir nã consumi-los em temperatura ambiente.

– Aumente a ingestão de fibras no dia a dia. Duas colheres de chia são suficientes.

– Faça um dia de detox. Peça orientação a um nutricionista e aproveite o frio para fazer refeições mais leves.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Talita da Mata, nutricionista de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM