Saiba quais são as dicas essenciais para quem quer viajar a Portugal (Parte II)

Algumas dicas são essenciais e podem facilitar a sua vida durante a viagem a Portugal.

Se você tem o sonho de viajar a Portugal e conhecer um pouco mais da vida e da cultura dos nossos “patrícios”, então é bom se preparar bem. Afinal, ao fazer uma viagem para outro continente é sempre necessário estar preparado e com o planejamento bem organizado, para que tudo corra de melhor forma. Confira a seguir a segunda parte das nossas dicas essenciais para viajar até Portugal

Informações turísticas

Há uma boa rede de Postos de Turismo espalhados por todo o país. Na chegada, vale a pena procurar os do aeroporto de Lisboa ou do Porto. A embaixada do Brasil em Lisboa fica na Estrada das Laranjeiras, 144. Tel.: (351) 217 248 510. Site: www. embaixadadobrasil.pt.O consuladogeral brasileiro em Lisboa está na Praça Luís de Camões, 22, 1º andar, (351) 213 214 100. Na web: www. consulado-brasil.pt. No Porto, fica na Av. de França, 20, 1º andar. Tel: (351) 226 084 070.

Compras

É permitido trazer até o equivalente a US$ 500 em mercadorias. Uma boa dica é reivindicar a devolução do IVA (imposto português). Para isso, quando for sair do país, é preciso apresentar o formulário de tax free (peça na loja) na alfândega, junto com nota fiscal e a mercadoria. Cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria das lojas, mas para bares e restaurantes, tenha sempre uma quantia em espécie reservada. As casas de câmbio funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 15h. Mas a melhor para trocar reais por euros é o Banco do Brasil (possui agências em Lisboa e no Porto). Os aeroportos também contam com casas de câmbio.

 Eletricidade

A rede elétrica é de 220v e as tomadas são de dois pinos. Caso leve algum aparelho, como secador, será preciso um adaptador. Lá, são vendidos baratinho nas lojas dos chineses (uma espécie de R$ 1,99 nosso).

Horários

O fuso português é de três horas adiantadas em relação ao Brasil. Entre junho e setembro, adota-se o horário de verão, elevando em uma hora a diferença. Atrações como museus e monumentos costumam funcionar até às 17h. A vida noturna é intensa nas cidades maiores, mas em geral o agito não passa das 2h da manhã.

Comunicações

A rede de telefonia portuguesa é moderna e funciona bem. Os telefones públicos aceitam cartões e há cabines por todo lado. Para discar de lá para o Brasil use 00 55 + código de área sem o zero + número (não precisa número da operadora). Já se for ligação daqui para lá, use 00 + cód. operadora + 351 + número. Dentro de Portugal use apenas os nove números do telefone, Não precisa código de área. O número do serviço de informações local é o 118.

LEIA TAMBÉM