Dicas para economizar tempo e dinheiro no supermercado

Existem algumas dicas que ajudam a economizar seu tempo e dinheiro na ida ao supermercado, e facilitam o processo da compra. Confira elas aqui!

Por Paula Alves - 23/11/2016
Mulher fazendo compras na feira

Foto: Shutterstock

Ir ao supermercado é uma tarefa bastante comum na vida de todos nós. Pensando nisso, listamos algumas dicas úteis para você realizar as compras com mais sucesso e menos dor de cabeça.

Pesquise sempre!

Para melhorar a relação custo x benefício, antes de comprar, procure os preços em diversos estabelecimentos da região, pois desta forma você gasta menos e economiza dinheiro.

Mulher fazendo compras na feira

Foto: Shutterstock

Atacado x varejo

Escolha o tipo de supermercado mais conveniente para efetuar a sua compra. Os atacados são os estabelecimentos que vendem produtos em grandes quantidades. Nesses locais, geralmente há dois tipos de preços, um valor cobrado para quem compra embalagens fechadas em fardos e para quem prefere os produtos individuais. Nos atacadões, é aconselhado adquirir os itens menos perecíveis, como açúcar, chocolate em pó, farinha de trigo, etc. Já os supermercados tradicionais oferecem uma variedade maior de opções e são indicados para a compra de alimentos que precisam ser consumidos mais rapidamente, como leite, margarina e frutas, por exemplo. Outra dica: as frutas costumam ser mais frescas e baratas se compradas em feiras livres.

Aproveite o período para economizar

Dê preferência aos alimentos da época, pois eles estarão mais em conta e mais frescos do que os outros. Por exemplo, em junho, época de festa junina, invista em receitas com milho, amendoim, abóbora, batata-doce, coco, etc.

Escolha o melhor dia e horário

Evite ir às compras nos horários de pico, que geralmente ocorrem aos sábados e no final da tarde e início da noite durante os dias da semana. Se possível, evite também os dias de pagamento que, dependendo da localidade, ocorrem no 1° dia do mês ou no dia 10. Nesses períodos, o supermercado fica mais lotado e os caixas com filas enormes.

Lista de compras

Fazer uma lista ajuda na organização da compra, evitando o famoso esquecimento de determinado produto. Além disso, você consegue mais agilidade e evita várias idas ao mercado, o que aumenta suas despesas com combustível ou passagens.

Texto: Juliana Garcia | Edição: Paula Alves

LEIA TAMBÉM