Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida

Neste 1º de novembro, deixe o preconceito de lado e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Foto: Shutterstock

Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial do Veganismo? De acordo com estimativa do Vegan Bits, atualmente já existem mais de 75 milhões de veganos no mundo. Apesar de ter ganhado muitos adeptos ao longo dos últimos anos, ainda há bastante preconceito e desinformação sobre esse estilo de vida. Pensando nisso, a nutricionista Bruna Bellusci esclareceu as principais questões sobre o tema.

Para início de conversa, é importante destacar que o veganismo vai muito além de uma alimentação sem carne, ovos, leite e derivados. Na verdade, ele é considerado uma filosofia – que envolve ideologia, hábitos conscientes de consumo e ativismo em defesa dos animais. Em essência, consiste em excluir qualquer prática associada à exploração e crueldade contra os bichinhos. Mas será que você compreende mesmo o que isso significa? Descubra agora!

Aproveite o Dia Mundial do Veganismo para entendê-lo melhor

Alimentação vegana

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Foto: Shutterstock

Assim como acontece com os vegetarianos, a dieta dos veganos é rica em verduras, legumes, frutas, folhas, oleaginosas, cereais e grãos. A diferença é que, além da carne, também ficam de fora os ovos, mel, leite, queijos e qualquer outro derivado de origem animal. E as possibilidades são muito mais variadas do que você imagina, viu?

Principalmente no começo, durante a transição, é necessário pesquisar, ler e se orientar bem sobre o assunto. Um nutricionista ou nutrólogo poderá te auxiliar a montar um cardápio equilibrado em nutrientes, recomendando as melhores substituições para que não haja nenhum prejuízo à saúde.

Com o tempo, o vegano adquire experiência e tudo vai ficando mais prático e natural. A dica é sempre se atentar aos rótulos dos produtos que consumir, a fim de evitar a ingestão de algum item indesejado!

Vestuário

Como mencionado anteriormente, o veganismo vai além da questão alimentar. Portanto, quem é adepto ao estilo de vida busca usar roupas, calçados, bolsas e outros acessórios totalmente livres de matéria-prima de origem animal. Entre os materiais a serem evitados nas peças estão o couro, a lã, a seda, peles e penas.

Felizmente, já é possível encontrar substitutos em conta para esses tecidos, como o couro sintético e as fibras naturais. Na hora das compras, é fundamental checar as etiquetas, que costumam trazer informações sobre a procedência dos produtos e insumos utilizados.

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Foto: Shutterstock

Outros produtos

Neste Dia Mundial do Veganismo, que tal repensar seus hábitos de consumo relacionados a produtos de higiene e beleza? A filosofia vegana defende o uso somente de itens de perfumaria e maquiagem que não sejam testados em animais (conhecidos como cruelty free) e não possuam nenhum ingrediente de origem animal na fórmula.

Com o crescimento do número de veganos no mundo, a variedade de cosméticos que atendem a esse propósito é cada dia maior e mais acessível!

Famosos adeptos ao veganismo

Dia Mundial do Veganismo: conheça mais sobre essa filosofia de vida
Fotos: Reprodução/Instagram

Cada vez mais, as celebridades apostam em sua influência e visibilidade para difundir os benefícios trazidos pelo veganismo em suas vidas. Um dos principais nomes do movimento no Brasil atualmente é Xuxa Meneghel, vegana desde 2018. A apresentadora, inclusive, foi convidada para ser madrinha da campanha do Dia Mundial do Veganismo deste ano da ONG Million Dollar Vegan, que doará refeições 100% vegetais em 24 cidades latino-americanas.

Em uma live nas redes sociais, Xuxa revelou que até a vida sexual com o marido melhorou após a mudança e que se sente com mais vitalidade no dia a dia, entre outros benefícios: “A barriga desincha. Eu me alimentava pouco porque não gostava muito das comidas que eram veganas; hoje, eu amo. Mas ficava inchada e não era só a barriga, era o corpo todo. E uma das primeiras coisas que nós notamos foi uma melhora na pele absurda. […] A gente acabou de fazer exame de sangue agora e está tudo muito bom, os hormônios melhores… Não é à toa que triatletas estão virando veganos”.

O documentário “The Game Changers”, da Netflix, desmistifica justamente a alimentação plant based para atletas de alta performance, mostrando na prática as vantagens e resultados. Outra personalidade adepta ao veganismo é Tatá Werneck, que, mesmo durante a gravidez, conseguiu manter a dieta sem abrir mão da saúde. Luisa Mell também se destaca entre as principais ativistas da causa animal, sendo vegana há muitos anos.

No exterior, também podemos citar diversos famosos que adotaram esse estilo de vida, como Brad Pitt, Ariana Grande, Natalie Portman, Demi Moore e Jared Leto. Com destaque para Joaquin Phoenix, intérprete do aclamado Coringa, que é vegano desde os 3 anos de idade – e até influenciou o cardápio do Globo de Ouro 2020, que teve um jantar sem carne pela primeira vez em 77 edições.

“Eu queria agradecer à Hollywood Foreign Press por reconhecer a ligação entre a agropecuária e o aquecimento global. É muito corajoso da parte de vocês fazer [a refeição] desta noite à base de plantas”, disse Phoenix em seu discurso no palco da premiação. #GoVegan

Consultoria: Bruna Bellusci, nutricionista da OneMarket | Texto: Redação Alto Astral e Milena Garcia | Pesquisa e edição: Renata Rocha

Leia também: