Dia de Santa Terezinha: história, oração e novena milagrosa

Neste 1º de outubro, saiba mais sobre Santa Terezinha do Menino Jesus e peça seu auxílio!

Dia de Santa Terezinha: história, oração e novena milagrosa
Ilustração: Elias Silveira/colaborador

Desde quando era muito nova, Santa Terezinha do Menino Jesus, também chamada de Santa das Rosas, já manifestava seu dom para ter uma vida religiosa. Porém, só aos 17 anos conseguiu entrar em um convento, após a morte de seu pai. Você sabia que hoje (1º) é celebrado o dia da santa, que recebeu esse nome devido ao seu amor imenso por Jesus?

Infelizmente, Terezinha morreu muito jovem, aos 24 anos de idade, por conta de uma tuberculose. Durante seus últimos dias de vida, ela dizia às pessoas que, quando morresse, faria cair uma chuva de rosas, representando suas graças aos cristãos. Por isso, sua imagem é simbolizada segurando um buquê das lindas flores.

Como é invocada para confortar os corações angustiados e aflitos, quem passa por momentos de desespero recorre à novena milagrosa da santa, que começou a ser divulgada em 1925. Isso se deu quando o Padre Putigan, que era seu devoto, fez a sequência de orações e pediu como confirmação de que seus pedidos seriam atendidos que recebesse uma rosa. A flor foi enviada a ele três dias após o início da reza. Como a situação acabou se repetindo, ele se tornou um pregador incansável, revelando-a para todos. Confira!

Dia de Santa Terezinha: história, oração e novena milagrosa
Ilustração: Eugênio Tonon/colaborador

Prece à Santa Terezinha

“Digníssima e santificada Santa Terezinha do Menino Jesus, sabe-se que sua missão foi, por meio de todas, proclamar o nome de Cristo, a fim de que todos reencontrassem a palavra do Senhor. Sei que mesmo tendo morrido jovem, tu tivestes uma infância e juventude voltadas para os ensinamentos celestiais e uma profunda humildade, assim recorro a vós, para que não me desampare nunca, diante de uma fraqueza de desacreditar que Deus tudo pode, que somente Ele é capaz de me ajudar naquilo que preciso e que não me falte fé suficiente para saber pedir e agradecer o que alcancei na vida. Rogai por nós, Santa Terezinha. Amém!”

Novena das rosas de Santa Terezinha

Essa novena milagrosa pode ser iniciada em qualquer dia do mês. Muitos devotos da santa, porém, preferem fazê-la do dia 9 ao dia 17.

Durante nove dias, rezar:

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Santa Terezinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na Terra. Pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que vos peço (faça o seu pedido), se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Aumentai minha fé e minha esperança, ó Santa Terezinha, cumprindo mais uma vez a vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.”

Depois de terminar a oração, rezar, em seguida, 24 vezes a oração Glória ao Pai:

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém!”

Oração final para todos os dias:

“Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós.”

Relato de fé à Santa Terezinha

“Estava com um problema no útero, teria que fazer uma cirurgia para retirá-lo e tinha muito medo. Então, resolvi fazer a novena de Santa Terezinha, pedindo que ela me curasse. No sétimo dia, eu recebi a rosa. No oitavo, o problema sumiu. Quando voltei ao médico, ele falou que eu não tinha nada, que meu útero estava limpo e não precisaria fazer a cirurgia. Eu estava curada!” – Maria de Lourdes Nogueira Silva, São José do Egito (PE)

Texto e pesquisa: Mayara Crepaldi/colaboradora | Edição: Renata Rocha

Leia também: