Fuja do sedentarismo com a dança! Confira os benefícios de cada estilo

A dança é uma opção divertida para quem não sente atração por academia, mas quer deixar o sedentarismo de lado. Veja os benefícios de cada estilo!

mulheres dançando
Foto Shutterstock.com

A dança é uma opção divertida para quem não sente atração pela caminhada nem pela musculação, mas quer deixar o sedentarismo de lado. Confira os benefícios que os diversos estilos garantem ao corpo e à mente.

mulheres dançando

Foto Shutterstock.com

Forró

A dança alegre e envolvente tem duas modalidades mais conhecidas: tradicional (nordestino ou pé-de-serra) e universitário. A primeira, como indica o nome, revela a origem do estilo provocante e sensual típico dessa região do país. A segunda vem da região Sudeste e tem como características a aproximação do casal e os passos curtos.
Calorias perdidas: entre 288kcal/h e 576kcal.

Samba de gafieira

Preferida por cariocas e paulistas, é uma dança brasileira que reforça uma atitude de malandragem, elegância e gingado.
Calorias perdidas: entre 264kcal/h e 600kcal/h

Frevo

O ritmo brasileiro nascido na cidade de Recife, em Pernambuco, é frenético e exige preparo físico. Isso porque os passos básicos são os pulos, além da coreografia, que é feita com uma sombrinha. Exercita os músculos das pernas, do bumbum e do abdômen. Não é indicado para quem tem problemas no joelho.
Calorias perdidas: 450kcal/h.

Saiba mais:

Sedentarismo mata mais que obesidade, diz pesquisa

Confira 10 benefícios que vão fazer você praticar corrida!

Mais saúde e disposição na terceira idade!

Salsa

A palavra, que em castelhano significa tempero, expressa a mistura das influências latinas do mambo, do merengue e da rumba. Os passos animados e cheios de ginga garantem aos seus praticantes um corpo mais flexível.
Calorias perdidas: entre 250kcal/h e 600kcal/h

Tango

Originário de Buenos Aires, na Argentina, atualmente tem três estilos: o internacional, o americano e o argentino. Com passos firmes e elegantes, é um ritmo sensual, sempre acompanhado por músicas dramáticas. Garante pernas torneadas e melhora na postura corporal.
Calorias perdidas: entre 250kcal/h e 368kcal/h

 

Consultoria Caito Junior, educador físico especialista em dança de salão; Thiago Martinez, educador físico