O que é daltonismo e como diagnosticar o distúrbio na vista

A doença é responsável por comprometer a visão e, por isso, pode afetar as atividades comuns do dia a dia

o que é daltonismo
Foto: Shutterstock

Você já deve ter ouvido falar que algumas pessoas não conseguem enxergar certas cores, como o verde ou o vermelho. Que não conseguem distinguir determinados tons, tendo uma visão do mundo um pouco mais acinzentada. Mas, por que isso acontece? Afinal, o que é daltonismo?

Esse problema que atinge principalmente homens, é causado pela falta de uma ou mais substâncias na retina, sensíveis à luz, e que fazem com que uma pessoa consiga distinguir cores e as variações destas no espectro de tonalidades.

Descrita pelo químico John Dalton (por isso o nome daltonismo) como a incapacidade de distinção correta entre as cores verde e vermelha, esse problema é resultado de uma alteração congênita, ou seja, a pessoa já nasce com ele.

Artistas como Ana Furtado, já levantaram a discussão sobre o assunto para apoiar aqueles que buscam uma solução e consigam enxergar de maneira natural e completa.

Outras cores

No entanto, após diversos estudos, constatou-se que não só o verde e o vermelho são confundidos visualmente pelos daltônicos. Embora a grande maioria das pessoas que tem o problema confunda essas duas cores, há casos em que não é possível distinguir o amarelo do azul.

Ambas as situações são denominadas daltonismo dicromático. Bem mais raro é o tipo monocromático, em que a pessoa vê tudo em preto e branco. Por fim, há os daltônicos tricromáticos, que enxergam todas as cores, mas podem perceber as tonalidades de modo distorcido.

Tratamento

Infelizmente, não há tratamento ou cirurgia que resolva o daltonismo. Mas é possível utilizar lentes de contato ou óculos que aumentam o contraste entre as cores e auxiliem na percepção das tonalidades.

É fundamental consultar um oftalmologista, pois apenas esse profissional poderá avaliar qual o grau de deficiência que o paciente tem para distinguir as cores.

Vale ressaltar que a maioria dos daltônicos apresenta apenas uma deficiência com relação às cores, não tendo a visão prejudicada ou maior tendência a desenvolver outros problemas nos olhos.

Teste

Quer descobrir se você tem daltonismo? Observe fixamente a imagem abaixo.  Se você está vendo o número “8”, você não apresenta o problema. Se você enxergar o número “3”, você tem o distúrbio para as cores verde ou vermelho. Se não enxergar nenhum número, você possui daltonismo completo ou total.

o que é daltonismo

Foto: Reprodução/EPTV

Este é apenas um dos diversos testes usados para diagnosticar a doença. É importante procurar um médico especialista para um quadro completo e eficiente.

Leia também: