Cursos gratuitos, online e com certificados para fazer durante a quarentena

Harvard, SENAI, FGV, USP e outras empresas ofereceram seus materiais de estudo devido a pandemia do coronavírus

cursos gratuitos online
Foto: Shutterstock

A quarentena tem mudado a rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo. Escolas, faculdades, bibliotecas e instituições de ensino fecharam suas portas diante da pandemia do coronavírus, afim de evitar aglomerações e a expansão da doença. Mas, ficar em casa não significa uma pausa nos estudos. O número de cursos gratuitos online só aumentou após a recomendação de isolamento domiciliar pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Do Senai a Harvard, muitas empresas têm liberado materiais e aulas, das mais diversas áreas, para utilização e formação. E o melhor de tudo é que cada uma possui diploma ou certificado ao concluir todas as etapa.

Ou seja, além de aprender algo novo, você também pode passar o tempo dedicando-se a aprimorar seu currículo e adquirindo experiências. Confira algumas opções e comece já, no conforto da sua casa!

14 instituições e empresas com cursos gratuitos online

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial liberou 17 cursos completamente gratuitos em sua plataforma digital. Todos possuem certificação assim que o aluno completar, ao menos, 70% da grade curricular. Dentre os temas disponíveis para aula estão empreendedorismo, aperfeiçoamento profissionalizante, finanças pessoais, administração, mecânica, consumo consciente e desenho arquitetônico.

CASA DO SABER

O centro cultural concedeu acesso a todo o seu conteúdo por 30 dias, a partir do dia 18 de março. O aluno poderá acompanhar as aulas pelo aplicativo, contando com materiais didáticos. Dentre os assuntos oferecidos estão filosofia, história, cinema, literatura, arte, gestão de negócios, ciência, psicanálise, dentre outros. O passo a passo para entrar nas aulas está no perfil do instagram do espaço.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas, que já é conhecida por liberar cursos gratuitos online há um tempo, também ofereceu 55 novas aulas, de diversas áreas, para estudo durante a pandemia. Marketing, Vendas, Administração, Direito, Educação, Sustentabilidade e Finanças são alguns dos temas encontrados no portal.

CENTRO PAULA SOUZA

A instituição conta com 12 cursos gratuitos online, com duração entre 6 a 30 horas. Dentre as aulas disponibilizadas estão Vendas, Gestão, Design, Meditação e outros de interesse popular.

LINKEDIN

Não são só as instituições de ensino que ofereceram aulas online. A rede social com propósito profissional liberou de forma gratuito o curso de “Trabalho Remoto: colaboração, foco e produtividade”. São 10 aulas, somando, aproximadamente, 11 horas, ministradas pelo autor Bob McGannon. O intuito é melhorar os resultados do home office e a otimização de metas.

NOTORIUM PLAY

A plataforma disponibilizou por 30 dias, cursos de Direito para novos assinantes. De forma gratuita, o aluno poderá se informar com documentários, aulas, materiais, palestras e Congressos Online.

IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul ofereceu aulas de: Ciências Exatas, Ciências Humanas, Educação, Ambiente e Saúde, Idiomas, Informática, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, entre outros. Para ter acesso a todo o material, basta entrar no site e escolher aquele que atende seus objetivos.

HARVARD

A Universidade de Harvard, reconhecida mundialmente pela excelência de ensino, liberou 100 cursos gratuitos online. As inscrições são feitas por meio do site da plataforma edX. Dentre as aulas disponíveis estão temas como: tecnologia, negócios, gestão, análise de dados, saúde e arte.

UDEMY

Para quem quer aprender mais sobre conceitos de programação, tecnologia e internet, os cursos da Udemy estão entre os melhores. A plataforma deu acesso gratuito a mais de 30 aulas e materiais que podem ser completos em 1 ou mais dias. Photoshop, PowerPoint, design e Excel para negócios são apenas algumas das opções oferecidas.

KULTIVI

Quer aprender ou aprimorar um idioma? A plataforma de ensino a distância disponibilizou suas aulas de inglês, espanhol, italiano e francês. O aluno poderá acessar materiais de diferentes níveis, com materiais didáticos completos e certificados gratuitos.

USP

Outra instituição de reconhecimento internacional, a Universidade de São Paulo, ofereceu cerca de 16 cursos gratuitos online. Todos estão disponíveis na plataforma Coursera, com temas que vão do Marketing e Vendas a Como desenvolver seu negócio.

LEARNCAFE

A plataforma liberou mais de 150 cursos de curta a longa duração para aqueles que estão entediados em casa. Com materiais interativos e certificados online, a empresa possui aulas de Pedagogia, Projeto Social, Educação Infantil e, até mesmo, Culinária.

TREVISAN ESCOLA DE NEGÓCIOS

A instituição cedeu gratuitamente acesso aos cursos de: “Liderança e Inovação em uma Economia Digital”, “Aplicações de Data Analytics (Business Analytics)”, “Contabilidade e Gestão de Custos” e “Compliance, Ética Corporativa e Prevenção a Fraudes”. A melhor parte é que, ao concluir todas as aulas, o aluno poderá utilizar os créditos aprendidos para um MBA de sua escolha.

MCDONALD’S

Seguindo o exemplo de outras empresas, a rede internacional de fast food disponibilizou de forma gratuita e online o curso para micro e pequenos empreendedores brasileiros. Com inscrições feitas pelo site, o curso será divido em três módulos: segurança alimentar, higiene e desenvolvimento sustentável.

Leia também: