6 curiosidades sobre o Divino Pai Eterno e uma oração especial

Conheça a história de devoção sobre a imagem, a missão do Padre Robson de Oliveira e uma prece poderosa de agradecimento

Imagem do divino pai eterno
Foto: Reprodução/TV Pai Eterno/Danilo Eduardo

Conhecida como a capital da fé de Goiás, Trindade é a cidade onde acontece a maior festa dedicada ao Divino Pai Eterno no Brasil, celebrada anualmente entre a última semana de junho e a primeira de julho.

Os peregrinos costumam visitar o local durante os dias de comemoração para pedir graças e agradecer pelas bênçãos recebidas à imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

Conheça mais sobre a história do Divino Pai Eterno

1. O início

Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira, um casal de agricultores, se mudaram para as proximidades do Córrego Barro Preto. Lá eles começaram a trabalhar com a terra e, em um dia de trabalho, Constantino bateu em algo rígido no solo com sua enxada. O homem pegou o objeto, viu que era uma medalha e nela estava uma imagem da representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

Depois desse ocorrido, o casal passou a reunir a família para rezar o terço junto ao medalhão. Milagres começaram a acontecer, a notícia se espalhou e muitas pessoas resolveram se reunir na casa de Constantino e Ana Rosa, até que o local ficou pequeno para tantas pessoas.

Então, no ano de 1843, uma capela foi construída para receber os devotos. Mas, a igreja também ficou pequena e o casal doou um terreno para que uma capela maior fosse construída às margens do córrego. Como demonstração de sua devoção, Constantino mandou fazer uma escultura de madeira com a imagem do Pai Eterno que estava no medalhão. Hoje, ela pode ser encontrada na Igreja Matriz de Trindade, em Goiás.

2. Santuário abençoado

Com o aumento do número de devotos, no ano de 1876, houve a necessidade da construção de uma terceira capela para acomodar melhor os fiéis. Então, em 1912, foi inaugurado o primeiro santuário, que hoje é conhecido como Igreja Matriz de Trindade.

A construção do santuário novo teve início apenas no ano de 1943, mas apesar de todos os esforços, a construção demorou para ser concluída, conseguindo chegar em seu objetivo somente em 1994. Na sequência, com a ajuda de devotos e romeiros, o templo foi decorado com vitrais e o piso foi revestido com granito.

Esse local abençoado onde as pessoas podem agradecer e fazer pedidos recebeu o título de Basílica Menor, em 2006, pelo Papa Bento XVI. Assim, o Santuário do Divino Pai Eterno é a única Basílica no mundo dedicada a essa devoção. O Santuário de Trindade pode ser visitado por meio do Tour Virtual, no site do Divino Pai Eterno.

3. Peregrinação do Divino Pai Eterno

Desde a descoberta do medalhão, milhares de devotos viajam até o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, no estado de Goiás para agradecer e pedir bênçãos. Essa peregrinação acontece todos os anos no primeiro domingo de julho e os noves dias anteriores a essa data são marcados por novenas, batizados e confissões, além do encontro de jovens e casais.

4. Padre Robson de Oliveira

A disseminação da história do Divino Pai Eterno no Brasil está intrinsecamente relacionada ao Padre Robson de Oliveira. O homem de fé ingressou no seminário aos 14 anos e tornou-se padre aos 24. Nascido em Trindade, em Goiás, ele recebeu o chamado de Deus para divulgar a crença na concepção divina, uma vez que a imagem marcou a sua cidade natal.

Foi reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de 2003 até 2014 e ainda hoje viaja pelo país divulgando a sua devoção. Padre Robson também foi responsável por entregar uma imagem do Divino Pai Eterno ao Papa Bento XVI e de enviar uma réplica do Medalhão da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria ao Papa Francisco.

 5. Fé e devoção nas redes sociais

Os devotos podem agora utilizar as redes sociais como canal de comunicação e interação para ficar sempre por dentro das novidades. Pela TV Pai Eterno, todos podem acompanhar citações bíblicas diárias, fotos das celebrações e das visitas de romeiros à Casa do Pai, em Trindade, progresso da obra do Novo Santuários e mensagens sobre datas celebradas pela Igreja. O veículo, mantido pelo Padre Robson, também possui perfil no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Além disso, existe o aplicativo Divino Pai Eterno, disponível para iOS e Android.

6. Celebração on-line

Em 2020, a solenidade será conduzida de uma forma totalmente diferente, desde o seu primeiro evento, há 180 anos. A festa será transmitida completamente pela internet para evitar aglomeração. A medida foi adotada para evitar a propagação do coronavírus. Toda uma programação especial ficará a disposição dos devotos pela TV Pai Eterno e suas redes sociais. A tradicional Romaria será realizada na data prevista, no período de 26 de junho a 05 de julho, também será veiculada virtualmente.

Oração poderosa de agradecimento

“Divino Pai Eterno, aqui estamos para prestar-Vos a nossa homenagem. Nós cremos em Vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador. Confiamos em Vossa bondade e poder. Queremos amar-Vos sempre, cumprindo Vossos mandamentos e servindo ao Vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos. Nós Vos damos graças pelo Vosso amor e pela Vossa ternura. Vós nos guiais com os ensinamentos do Vosso Filho, nosso Senhor, e nos dais sempre o Vosso perdão. Divino Pai Eterno, queremos consagrar a Vós: Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia; Nossas casas, para que sejam iluminadas pela Vossa presença; Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo Vosso amor; Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em Vossa bondade; Nossas doenças, para que sejam remediadas com a Vossa misericórdia; Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a Vossa bênção. Divino Pai Eterno, recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à Vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, Mãe do Vosso querido Filho. Dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna. Amém!”.

Leia também: