Cuidados com a higiene bucal: previna-se do mau hálito e das doenças periodontais

Desde halitose até endocardite bacteriana. A saúde da boca influencia no funcionamento do corpo como um todo!

Conheça quais são os cuidados com a higiene bucal. FOTO: iStock.com/Getty Images
Conheça quais são os cuidados com a higiene bucal. FOTO: iStock.com/Getty Images

Que o sorriso é o cartão de visitas para uma primeira impressão, já é praticamente senso comum. O que muitas pessoas ainda não sabem ou não dão a devida importância é que os cuidados com a higiene bucal não refletem somente na estética dos dentes, mas evitam, também, o surgimento de problemas que podem se tornar doenças graves no futuro. Pensando nisso, conversamos com o dentista Paulo Coelho Andrade, que falou sobre os cuidados com a higiene bucal.

“Ao pensar em problema bucal, o mais lembrado é o mau hálito. No entanto, esse pode ser apenas o alerta para algum distúrbio mais sério, como a gengivite e a doença periodontal”, afirma o mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética Paulo Coelho Andrade. Segundo ele, doenças cardiovasculares, respiratórios e disfunções podem ser ocasionadas devido à falta de cuidados com a higiene bucal.

Portanto, não há saúde para o corpo, se não houver uma boa prevenção das doenças dentárias. “Apenas 1 ml de saliva contém 150 milhões de bactérias. Então, o indivíduo deve se conscientizar acerca do perigo que é a possibilidade de uma bactéria cair na corrente sanguínea”, alerta Paulo. O especialista listou quais as consequências que a falta de cuidados com a higiene bucal pode acarretar. Confira!

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria:  Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética

 

LEIA TAMBÉM: