Dicas e truques para fazer crochê sem complicação

Confira dicas simples para produzir e conservar as suas peças de crochê corretamente. Assim, você fará peças lindas e poderá ganhar uma grana extra

crochê, linhas e fios de crochê, agulha, tesoura
Por Lirian Coelho - 16/12/2016

Foto: Shutterstock

Confira dicas para produzir e conservar as suas peças de crochê corretamente.

Escolha da linha

Esteja sempre de olho no tipo de fio que vai comprar. Caso queira fazer um jogo de banheiro, tapete ou bolsa, utilize barbantes com espessura e textura mais grossa, pois eles garantem que sua peça dure mais tempo. Já se vai produzir toalhas de mesa, utensílios de decoração para a casa ou uma peça de roupa, aposte em fios mais leves, com textura mais suave e com confecção torcida ou dobrada. Portanto, atente-se sempre à numeração do fio!

crochê, linhas e fios de crochê, agulha, tesoura

Foto: Shutterstock

Seleção da agulha

Atualmente, o mercado oferece inúmeras opções, produzidas em vários materiais. O ponto mais importante para sua escolha está novamente no tipo de trabalho que você quer produzir e com qual linha vai trabalhar! As agulhas mais finas são melhores para pontos mais apertados. Já as mais grossas, para os pontos mais soltos. Normalmente, os rótulos das linhas indicam a melhor agulha a ser utilizada, mas nada impede que você escolha outra numeração. Só tenha cuidado, afinal não dá para trabalhar com um fio muito grosso usando uma agulha muito fina!

Deformações e mudanças

Escolhidos os materiais, é hora de colocar as mãos à obra! Durante a execução, é comum começarmos a crochetar pontos mais apertados e, depois, irmos soltando sem perceber. Fique atenta, pois isso pode deixar sua peça deformada! Tente manter constante a mesma tensão dos pontos durante todo o trabalho. Caso queira aumentar uma determinada peça, tome cuidado para distribuir bem os pontos. Quanto maior o trabalho, menor será o número de pontos aumentados. Mesmo se estiver seguindo uma receita, anote cada ajuste que você fizer. Assim fica mais fácil caso queira tecer peças parecidas.

Lindas e conservadas

Com as peças prontas, é importante ter alguns cuidados para que elas durem por muito tempo. Na hora de lavar, utilize sabão neutro, evite esfregar e, se as peças forem coloridas, não deixe-as de molho. Enxague diversas vezes, até sair todo o sabão e não torça, mas sim, esprema para tirar o excesso de água. Depois de enxaguadas, as roupas e acessórios podem levar amaciante. Na secagem, deixe a peça sobre um local plano para evitar deformações. Evite colocar o ferro de passar diretamente nas peças. Prefira utilizar um pano fino ou passe com as peças do avesso.

pedro crochê foto do Instagram

Foto: Instragram @pedrocroche

Crochê na internet

Uma nova geração de artesãos está surgindo pela web! Você já conhece o Pedro? Um jovem paraense de apenas 17 anos, que começou a fazer trabalhos aos 10 anos. Hoje, ele produz e divulga peças fantásticas e supercriativas no Instagram! Para conhecê-lo um pouco mais, é só procurar por @pedrocroche e se encantar!

Texto: Guilherme Lima/Colaborador

LEIA TAMBÉM