Conheça os vegetais que auxiliam na dieta e faça as pazes com a balança!

Beterraba, cenoura, tomate, pepino e outros diversos vegetais que auxiliam na dieta e saúde devem fazer parte do cardápio diário de quem quer emagrecer!

Salada de vegetais que auxiliam na dieta, atum e ovos
Foto: Shutterstock.com

Você sabe quais são os vegetais que auxiliam na dieta e na manutenção da saúde? Refeições completas, com ingredientes saudáveis, garantem o equilíbrio na balança e uma vida longe de doenças. Por isso, os legumes precisam ter um lugar garantido no seu prato. Quanto mais colorida for a sua refeição, mais completa ela é. Para exibir a silhueta dos sonhos, conheça os itens que não podem faltar no seu cardápio.

Salada de vegetais que auxiliam na dieta, atum e ovos

Foto: Shutterstock.com

Vegetais que auxiliam na dieta:

Berinjela

Fonte de fibras, incluir a berinjela no dia a dia garante saciedade e o bom funcionamento do intestino. Por conter uma substância chamada saponina, ajuda na perda de peso, pois é capaz de quebrar as moléculas de gordura, impedindo o organismo de absorvê- las. Além disso, conta pontos para a saúde: é rica em água, vitaminas e sais minerais, sendo considerado um dos legumes mais completos em nutrientes.

Couve-flor

De fácil digestão e baixas calorias, é ideal para compor o cardápio de quem está de olho na balança. Além disso, a couve-flor é uma das melhores fontes de fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal e a manter a saciedade por mais tempo. É rica em minerais, como o cálcio, fósforo e potássio, além das vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Beterraba

Desintoxicante e laxante natural, a beterraba é fonte de pectina, uma fibra que faz o intestino funcionar perfeitamente, mandando embora a barriga estufada. Além disso, a betalaína, substância responsável pela cor arroxeada tem ação antioxidante, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Batata-doce

Amiga da balança, o tubérculo é um dos vegetais que auxiliam na dieta, pois contém menor índice glicêmico, o que faz com que seja mais lentamente digerido pelo organismo, evitando picos de glicemia no sangue e, portanto, reduzindo o estoque de gordura. Além disso, a demora na digestão dá a sensação de saciedade, evitando a fome fora de hora.

Vagem

Fonte de proteína vegetal e vitaminas do complexo B, a vagem é a parceira ideal para quem busca uma refeição cheia de nutrientes. Rica em fibras, ajuda na digestão e no trabalho intestinal, indispensável para uma silhueta enxuta. Além disso, possui vitaminas A, C e minerais como o manganês e o zinco.

Mandioca

Substitui o trigo em diversas receitas, para quem quer cortar o glúten do cardápio e evitar o inchaço. A raiz contém muitos minerais, como fósforo, cálcio e potássio, além de magnésio, que colabora para diversas funções do organismo.

Cenoura

Com grande concentração de betacaroteno, uma provitamina precursora da vitamina A, a cenoura é uma importante aliada da beleza e da saúde. Atua como antioxidante, limpando o organismo e favorecendo a perda de peso durante uma dieta, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico e no combate a infecções.

Pepino

Composto basicamente por água, possui ação diurética, auxiliando contra a retenção de líquidos e o inchaço. Também combate inflamações nas bexigas e protege e melhora o funcionamento do fígado e rins. Além disso, possui boa quantidade de fibras, fundamentais para os processos digestivos, garantindo a perda de peso por meio do bom funcionamento intestinal.

Tomate

Fonte de licopeno e vitamina C, atua como um poderoso antioxidante, reduzindo o efeito dos radicais livres e prevenindo doenças cardiovasculares. Além das propriedades anticancerígenas, evita a oxidação do colesterol ruim (LDL), reduzindo a formação de placas de gordura nas artérias.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Carolina Marques, Cynthia Bassi, Greice Caroline Baggio e Luana Vasconcelos, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; José Alves Lara Neto, nutrólogo 

LEIA TAMBÉM