Conheça a história de Albert Einstein

Com um dos cérebros mais brilhantes de todos os tempos, Albert Einstein revolucionou a ciência e transformou-se em sinônimo de genialidade

Foto de Albert Einstein

Com um dos cérebros mais brilhantes de todos os tempos, Albert Einstein revolucionou a ciência e transformou-se em sinônimo de genialidade. Conheça os detalhes de sua trajetória e a grandiosidade de seu legado!

Foto de Albert EinsteinFOTO: Reprodução

Trajetória

Em seu doutorado pela Universidade de Zurique, na Suíça, em 1905, publicou quatro trabalhos revolucionários sobre o efeito fotoelétrico, o movimento browniano, a relatividade especial e a equivalência entre massa e energia, que o levaram ao conhecimento do mundo acadêmico.

Por ser judeu, quando Hitler chegou ao poder na Alemanha, em 1933, Einstein deixou o país. Após passar pela Inglaterra, estabeleceu sua moradia nos Estados Unidos, onde radicou-se, tornando-se professor na Universidade de Princeton. Sua inteligência acima da média levantou o questionamento de que Einstein seria portador da Síndrome de Asperger, um tipo de autismo. Faleceu em 1955 por decorrência de um aneurisma.

Legado

Sua teoria da relatividade geral é um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica), chegando a mudar o pensamento da humanidade sobre espaço e tempo. O físico também desenvolveu a fórmula E = mc², em que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. É a equação mais famosa do mundo, apesar de ser relacionada à bomba atômica por conta de relatório de um físico americano associado ao projeto que deu origem à arma nuclear.

Albert Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921, especialmente por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, fundamental no estabelecimento da teoria quântica. A intensa atividade intelectual resultou na publicação de muitos trabalhos. Suas obras eram uma síntese do conhecimento sobre o mundo físico, levando a uma compreensão mais abrangente e profunda do universo.

VEJA TAMBÉM

Albert Einstein presidente? Entenda a história!

Conheça a história de Leonardo da Vinci

Conheça a história de William Shakespeare