Confira 3 cidades para conhecer o melhor da região do Alentejo, em Portugal

Conheça três cidades para descobrir o Alentejo e suas riquezas culturais.

A cidade de Estremoz, no Alentejo.
Por Vinicius Galico - 07/12/2017

A cidade de Estremoz, no Alentejo. Foto: Wikimedia Commons

O ritmo lento e compassado do Alentejo, região do centro-sul de Portugal, esconde fascínios de vilarejos medievais, muitos ainda cercados por muralhas e mistérios. Dominadas por mouros, romanos e ocupada por camponeses, a região é repleta de monumentos arqueológicos de 4000 a 2000 a.C. Seus trigais também dão charme especial às planícies.

Beja

Beja é a capital do baixo Alentejo e foi palco de grandes invasões e massacres no começo do séc. XIX. É um centro de produção de trigo, azeitonas e cortiça. Entre seus principais pontos turísticos, destaca-se a
Torre de Menagem, do séc. XIII. Com 36m de altura, é o marco da cidade. De cima tem uma vista linda. Vale a pena! Atrás da torre fica o Museu Visigótico, a igreja mais antiga de Beja, onde estão expostos acervos de ruínas antigas, importantes para a história do país. Não deixe de ver também a Estátua da Rainha Dona Leonor, o Calvário das Pedras Negras – Capela de Santa Maria Madalena, o Arco  dos Prazeres e o Edifício da Conservatório Regional

Vila Viçosa

A cidade foi ocupada até 1226 pelos mouros. Mais tarde, foi moradia dos Duques de Bragança e hoje ainda exibe suas casas luxuosas feitas com o mármore branco da região. O principal passeio é o Paço Ducal, local onde morou o oitavo duque de Bragança. O ideal é acompanhar uma visita guiada para conhecer o luxuoso Palácio. No seu interior destacam-se a Biblioteca, a Capela e a Sala dos Duques com pinturas italianas e a tapeçaria de Bruxelas. Os jardins também são impressionantes! Outro ponto a ser visitado na cidade é o Castelo de Bragança, que serviu de residência aos Braganças de 1461 até o Paço Ducal ficar pronto. De lá se tem uma vista privilegiada da cidade.

Estremoz

A cidade fica no topo de uma colina cercada por bosques de oliveiras e fortes muralhas. O destaque da vila é a Torre das Três Coroas, feita de mármore do séc. XIII. A Capela da Rainha Santa, revestida com azulejos que contam a vida de Isabel, mulher do rei Dinis, também merece uma visita detalhada. O Palácio Real e o Castelo de Estremoz foram restaurados e transformados na Pousada da Rainha Santa Isabel. É a primeira pousada de Portugal.

LEIA TAMBÉM