Saiba como usar o bicarbonato de sódio para faxina, beleza e culinária

São mais de 15 possibilidades para inserir esse produto ao seu dia a dia

como usar bicarbonato de sódio
Foto: Shutterstock

Deixar o bolo com uma textura mais fofinha, evitar dermatites causadas por picadas de insetos e fazer aquela esfoliação labial para renovar a saúde da pele. O que essas três atitudes tem em comum? Todas usam o mesmo produto. Isso mesmo! Saber como usar o bicarbonato de sódio no dia a dia pode trazer diversos benefícios, que vão da cozinha aos cuidados do organismo.

Esse tipo de sal é encontrado em um formato de pó branco, com pequenos grãos cristalinos. Embora sua versatilidade, ele é largamente utilizado no preparo de receitas, como fermento, e no combate a maus odores, graças a sua composição antisséptica.

E, para te ajudar a conhecer melhor todas as vantagens que ele pode trazer ao seu dia a dia, separamos uma lista com diversas funções desconhecidas do produto, para as mais variadas situações. Acredite, ele se tornará o seu melhor amigo a partir de hoje!

Aprenda como usar bicarbonato de sódio para tudo

  • Na culinária

1. Acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio no tempero da carne e deixe na geladeira por 2 horas para amolecê-la.

2. Para as claras em neve ficarem mais firmes, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio antes de começar a batê-las.

3. Deixe o bolo de chocolate bem fofinho acrescentando uma colher (café) de bicarbonato na receita.

4. Se o tomate estiver muito ácido, polvilhe bicarbonato de sódio sobre ele e deixe descansar por alguns minutos antes de adicioná-lo na receita.

  • No corpo

1. Água com bicarbonato pode ajudar em irritações de pele causadas por picadas de insetos. Dissolva o bicarbonato na água e passe com algodão no local afetado.

2. Para evitar o surgimento de fungos e bactérias nas unhas e cutículas, deixe seus pés e mãos de molho na mistura de água e bicarbonato por 10 minutos pelo menos uma vez na semana. Isso também ajuda a acabar com aquele chulé persistente!

3. Acabe o cheiro de suor limpando as axilas com bicarbonato de sódio e água. Faça a mistura e passe, com um algodão, na região após o banho.

4. Evite infecções e inflamações na gengiva passando, com um algodão, água misturada com bicarbonato de sódio na gengiva e dentes uma vez na semana.

  • Na faxina

1. Adicione bicarbonato de sódio junto com o sabão em pó na máquina de lavar para deixar suas roupas ainda mais brancas.

2. Se seu cachorro é daqueles que adora fazer xixi no sofá ou no tapete, tire o cheiro forte usando o bicarbonato. É só polvilhar o produto no local e deixar agir por 30 minutos. Depois, é só aspirar o bicarbonato.

3. Sabe aqueles riscos de giz de cera, lápis de cor ou canetinhas que as crianças acabam fazendo nas paredes? Tire todos esfregando o local com uma esponja úmida com bicarbonato de sódio.

4.  Depois da faxina, está na hora de lavar os panos e escovas de limpeza. Para tirar a sujeira e deixá-los mais limpinhos, coloque-os de molho em uma mistura de água (até cobrir), vinagre (meia xícara de chá) e bicarbonato de sódio (3 colheres de sopa). Depois, é só lavar normalmente.

5. Tire o chulé dos sapatos fechados espalhando bicarbonato dentro dele. Deixe agir por cerca de 2 horas e, depois, tire ou aspire o produto.

6. Deixe as peças de inox de sua casa brilhando com bicarbonato de sódio e limão. É só misturar os dois até formar uma pastinha e lustrar as peças com um pano limpo.

7. Evite o mau cheiro da geladeira deixando um potinho com bicarbonato de sódio dentro do eletrodoméstico.

  • Na beleza

1. Para tirar as manchas de esmalte ou as manchas amareladas das unhas, misture bicarbonato de sódio e água até ter consistência de pasta e, com um algodão, aplique nas unhas, deixando agir por alguns minutos.

2. O bicarbonato também é ótimo para ser utilizado em uma misturinha caseira para esfoliante labial. Misture com um pouco de mel e esfolie o lábios. Além de tirar todas as pelinhas soltas, ele ainda limpa profundamente sem agredir a pele delicada do lábio.

3. E ele também pode ser utilizado para esfoliante corporal! Além de tirar as células mortas, ele também elimina maus cheiros e possíveis fungos que estejam presentes em áreas como a axila. Misture com creme hidratante corporal e esfolie todo o corpo.

4. Tem os fios dos cabelos oleosos e quer que o cabelo fique limpo mais tempo? Misture vinagre de maçã e bicarbonato (até diluir), coloque em um borrifador e, depois de lavar o cabelo e tirar a umidade excessiva, borrife a mistura por todo o couro cabeludo.

5.  O bicarbonato de sódio pode te ajudar a acabar com as caspas. Na hora de lavar, misture uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio na porção de xampu que vai utilizar. Lave normalmente os fios, fazendo uma esfoliação com as partículas do bicarbonato. Enxágue normalmente. Use apenas uma vez na semana.

6. Quem tem acne também pode usar a misturinha de suco de limão e bicarbonato para ajudar a secar as espinhas. Faça a mistura dissolvendo o bicarbonato no suco de limão e formando uma pastinha. Aplique nas inflamações com um algodão antes de dormir e lave bem no dia seguinte. Atenção: nunca faça essa receita durante o dia, pois o limão em contato com a luz do sol provoca graves queimaduras na pele.

Agora que você já sabe como usar bicarbonato de sódio, não deixe de aplicá-lo no seu dia a dia e conferir os benefícios que ele trará para a sua rotina.

Leia também: