Como recuperar cabelo danificado: dê adeus aos fios quebradiços

Descubra métodos e tratamentos para recuperar os fios desgastados e quebradiços

como recuperar cabelo danificado
Por Ana Letícia Carvalho - 03/06/2019

Foto: Shutterstock

Há dezenas de fatores que prejudicam a estrutura dos fios, deixando-os ressecados, quebradiços, fracos e sem brilho. Alguns dos agentes causadores desse problema são a exposição ao sol, a poluição eminente e as químicas utilizadas em alisamentos e colorações.  Para falar mais sobre o assunto conversamos com a hairstylist Rosângela Rocha, que ensinou como recuperar cabelo danificado.

De acordo com a cabeleireira, tudo começa pela lavagem: “o primeiro passo deve ser a escolha de um shampoo específico para o problema e para o tipo de fio. Com o produto ideal e de pH neutro, as cutículas dos cabelos ficarão preparadas para receber o tratamento adequado”, esclarece.

Algumas mudanças de hábitos também ajudam no tratamento, como lavar os cabelos com água morna ou fria, por exemplo.

 

Cabelo ressecado

Saiba como recuperar cabelo danificado em poucos passos – Foto: Shutterstock

 

Base do problema

 

O ressecamento e quebra dos fios geralmente acontece quando o couro cabeludo resseca. Com isso, os fios tendem a ficar sem viço e tensionados.

“Um couro cabeludo ressecado pode gerar muita coceira, o que causa um certo incômodo na pessoa. Para tratar, basta manter os fios hidratados e usar produtos que ajudem a manter o couro limpo e nutrido”, afirma Rosângela.

 

Recupere os fios danificados

 

A parte mais importante de todo o processo de recuperação é saber identificar o fundamento do ressecamento e quebra dos fios. Depois disso, é necessário fazer uso dos séruns, condicionadores e leave-in mais indicados para o problema.

O uso de máscaras caseiras também pode ser um grande aliado no tratamento. Misturas que contenham sumo de abacate, o qual possui 70% de gorduras monoinsaturadas, além das vitaminas A, B, C e E – que, juntas, formam um incrível composto nutritivo para os cabelos – é uma ótima opção para dar fim aos fios danificados.

Outras boas opções são combinações de mel ou banana com leite, que devolvem o brilho e dão força ao bulbo capilar.

 

Consultoria: Rosângela Rocha, hairstylist e visagista do salão Maison Rocha, de Belo Horizonte (MG)

 

LEIA TAMBÉM: