Como não perder a cabeça durante a crise econômica

Tenha uma mente sã e sem crise em tempos de dificuldades financeiras

Não perca a cebeça na crise
Foto: Shutterstock

O amigo que perdeu o emprego, a loja da esquina que fecho, os preços altos dos alimentos, o salário que não rende… Casos e exemplos não faltam para comprovar que a economia do país não está indo bem. Reflexo de uma crise mundial e interna, o problema acaba refletindo negativamente na vida de cada um na forma de cobranças, estresse e medo.
Algumas medidas são importantes para evitar um colapso nervoso durante está crise que insiste em não acabar. Para isso, é possível seguir alguns exercícios diários para melhorar o foco e não se deixar desesperar pelo tempo de tempestade. Confira!

Não perca a cebeça na crise

Foto: Shutterstock

Não se deixe levar pelos boatos

Evite o chamado efeito manada, quando um segue o comportamento do outro, até que todos ajam ou pensem igual. “O inconsciente coletivo fica mais negativo e contamina a grande maioria das mentes inconscientes individuais”, conta a mediadora neurológica Duda Prestes.

Recorde-se dos bons momentos

Dificilmente a rotina é feita somente de acontecimentos ruins. Porém, quando pensamos sobre como foi o dia, acabamos focando no pior.

Aproveite cada instante

De nada adianta pensar nos problemas do trabalho durante o fim de semana com a família, por exemplo. Criar expectativas de um futuro nada bom acaba interferindo na forma como encaramos o presente, deixando de fazer o que é necessário para criar uma situação futura melhor. Além disso, ser pessimista e sofrer por antecedência não ajuda em nada; muito pelo contrário.

Se proteja da crise

Manter uma rede de contatos pessoais e profissionais e fazer cursos de reciclagem são ações que dão mais segurança, caso haja a perda do emprego de repente.

Não alimente o monstro

Notícias negativas, que não têm a ver com a sua vida, não precisam estar presentes nela. “Isso apenas alimenta o medo e cria a sua realidade como sendo frágil e dependente”, destaca a especialista.

 

Saiba mais

Divulgue os seus produtos na internet e lucre até na crise

Saiba como administrar o próprio negócio

Está sem emprego? Saiba como fugir das dívidas!

 

Texto e entrevista: Natália Negretti