Mesas natalinas: dicas e truques de decoração para impressionar seus convidados

Aprenda a montar uma mesa perfeita e sofisticada para a ceia de Natal com dicas de especialistas

Como montar a mesa para o Natal
Foto: Laviz Home e Decorações

Será que você realmente sabe como montar a mesa de Natal? Com a data se aproximando, as decorações ficam cada vez mais aparentes e criativas. As opções no mercado de arranjos, louças e roupas de mesas são vastas e, por isso, fornecem inúmeras possibilidades de combinações para conquistar os olhos dos convidados.

Como todo bom anfitrião, montar uma boa mesa de Natal é imprescindível e mostra capricho e cuidado com as pessoas que estarão presentes. Se você quer investir em uma boa decoração mas não sabe por onde começar, a gente te ajuda! Conversamos com a paisagista Maíra Ferreira, do Horto Girassol, e com a designer de interiores Vanessa Lavi, da Laviz Home e Decorações, que deram ótimas dicas na hora de compor sua mesa natalina.

Confira dicas de como montar a mesa de Natal

Cores

Uma das primeiras coisas a se pensar em qualquer decoração são as cores. Elas precisam ser harmoniosas e dispostas com equilíbrio para que não pese nos olhos dos presentes. Maíra indica que escolher uma cor base para compor a mesa, mas sem deixá-la carregada é uma boa opção.

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@MesasMarquesas

O dourado foi escolhido como cor principal, mas, mesmo assim, não ofuscou os outros elementos. Também é importante prestar atenção na toalha de mesa. Se a decoração levar arranjos de plantas, o que é muito recomendado e fica lindo, o mais indicado é escolher um tecido neutro, para equilibrar com a cor da planta.

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@MesasdaMiche

Formato da mesa

Lembre-se: o formato vai influenciar na decoração. Uma das dicas de Vanessa Lavi para as mesas redondas é compor com arranjos do mesmo formato no centro.

“Para dar um ar mais sofisticado, não use toalha. Opte por jogo americano, de preferência redondo, ou faça uso do souplast. Se tratando de Natal, escolha uma cor temática. Adote o uso do caminho de mesa, guardanapos e porta-guardanapos”, aconselha a designer. Vanessa também destaca que o jogo americano é uma ótima saída para a organização da mesa, sem deixá-la entulhada.

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@cafecom.vida

Já nas retangulares, você pode ousar das passadeiras!

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@nossoape007

Outro truque para as mesas retangulares é usar enfeites ou arranjos pequenos entre os lugares.

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@lavizhome

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@mesasdamiche

Arranjos de plantas

As plantinhas são elementos coringas em qualquer decoração. A paisagista Maíra destacou alguns tipos que vão complementar as festas de fim de ano, além de serem a cara do Natal!

Azevinho 

como monta a mesa de natal

Foto: Reprodução/@bashconference

Alecrim

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@unihome_

Bico de papagaio

como montar a mesa de natal

Foto: Reprodução/@tableau_bylu

Talheres e louças

Muita gente se confunde na hora de escolher a louça adequada e a quantidade de talheres que vão à mesa. “As frutas, assados e saladas já possuem um colorido natural, portanto opte por louças de cores neutras”, ressaltou Vanessa.

como montar a mesa de natal

Foto: Laviz Home e Decorações

Para tirar de vez a dúvida de como organizar os talheres, o truque é bem simples: três garfos, duas facas e duas colheres. “Comece de fora para dentro. À esquerda do sousplat, você deve colocar garfo para peixes ou carnes, o garfo para salada e em seguida o garfo para o prato principal. À direita do sousplat, você deve colocar faca de jantar, faca para peixe e carnes e colher de sopa. Sobre o prato, alinhados horizontalmente, você deve posicionar a colher de sobremesa e um garfo de sobremesa opcional. A faca de manteiga deve cruzar diagonalmente o prato de pão”, ensina Vanessa.

Quanto às louças, a organização é bem simples: sousplat, depois o prato raso e, por cima, o prato principal.

E aí, gostou das dicas? Conta para gente como será a sua mesa para o Natal!

LEIA TAMBÉM: