Você sabe como lavar roupa do jeito certo? Cientistas revelam o método mais eficaz

O estudo foi realizado pela Universidade de Leeds em parceria com a empresa Procter & Gamble

como lavar roupa
Foto: Reprodução

Você sabe como lavar roupa do jeito certo? Acredite ou não, mas existe uma maneira mais sustentável e que é ainda melhor para os tecidos.

Um estudo feito pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, ao lado de especialistas da empresa Procter & Gamble (fabricante de produtos de limpeza), procurou explicar como a máquina de lavar pode ajudar para que as peças desbotem menos rápido e que não sejam liberadas microfibras prejudiciais nas roupas.

Você sabe como lavar roupa do jeito certo?

O estudo foi publicado nesta quarta (15) na revista Dyes and Pigments e apontou algumas coisas que podem ajudar aumentar o tempo de vida de suas roupas e ainda contribuir para que menos resíduos sejam depositados no meio ambiente:

  • diminuir o tempo do ciclo de lavagem
  • deixar a água mais fria

Muitas pessoas não sabem, mas essas micropartículas que ficam na água da máquina de lavar vão parar nos oceanos e mares e acabam sendo ingeridos por animais marinhos e, por vezes, até por nós mesmos. Além disso, a autora do relatório, Lucy Cotton, também aproveitou para ressaltar que comprar de marcas fast-fashion (lógica em que os produtos são fabricados, consumidos e descartados em pouco tempo) tem feito indiretamente com que exista uma consciência maior sobre os malefícios dos resíduos das roupas.

Isto porque, segundo o estudo, os consumidores percebem que a vestimenta perde sua qualidade após cerca de cinco lavagens. “Isso significa que é mais provável que as pessoas as abandonem muito antes de se desgastarem. Usar lavagens mais curtas e frias é uma maneira simples de todos poderem fazer suas roupas durarem mais e mantê-las fora de aterros sanitários”, explicou.

O estudo comprovou que as lavagens de ciclo mais rápido reduzem a quantidade de liberação desses resíduos e lavar roupas a 20°C em vez de 40°C economiza aproximadamente 66% da energia necessária para o ciclo. Tudo isso, além de contribuir para o ecossistema, também faz com que suas roupas possuam uma durabilidade maior.

Leia também: