Como lavar roupa: 7 dicas práticas que facilitarão a sua rotina

Descubra se você está lavando as suas peças da maneira correta – e aprenda!

Como lavar roupa: 7 dicas práticas que facilitarão a sua rotina
Foto: Shutterstock

Cuidar da casa não é uma tarefa fácil, principalmente durante a quarentena. Temos que estar sempre limpando, organizando e fazendo diversas funções domésticas, como lavar roupa. Apesar de parecer algo simples, alguns erros cometidos nessa hora podem danificar permanentemente as peças.

Por isso, existem algumas dicas que facilitam o processo e ainda conservam as peças por mais tempo. Confira agora a forma mais eficiente de lavar suas roupas e coloque em prática!

Dicas para aprender a lavar roupa da maneira correta

Separe as roupas

Nem todas as roupas podem ser lavadas juntas, por isso, antes de colocar tudo na máquina, é necessário separar por cor, pelo tecido e pelo tipo de peça. O ideal é lavar roupas brancas e coloridas separadamente, tomando muito cuidado com o material de cada uma, pois tecidos mais delicados devem ser lavados à mão.

Cheque os bolsos

É muito comum esquecer chaves, dinheiro, cartões e outros objetos nos bolsos de calças e blusas. Por isso, antes de tudo, é importante checar se não há nada na roupa que pode estragar durante a lavagem.

Não ignore a etiqueta

Na etiqueta, existem diversas recomendações sobre a maneira correta de lavar cada roupa. É importante seguir essas instruções para garantir que a sua peça não será danificada. Cada desenho possui um significado diferente, basta consultar a tabela de símbolos de lavagem para saber como proceder.

Use sacos de tecido para meias e roupas íntimas

Você vive perdendo peças como meias e roupas íntimas? Por serem pequenas e delicadas, elas pedem um cuidado especial. Uma ótima opção é colocá-las em sacos de tecido ao invés de diretamente na máquina, assim, não se perdem nem estragam.

Lave algumas peças à mão

Se tiver alguma roupa que não possa ser lavada na máquina e precise ser lavada à mão, o ideal é, primeiramente, colocá-la de molho em água morna ou fria com produtos específicos. Em seguida, ela deve ser esfregada com delicadeza e enxaguada em água fria.

Cuidado com manchas

Caso o tecido tenha manchas fortes como de vinho ou molho de tomate, é necessário removê-las antes de lavá-lo com as outras peças. Para cada tipo de resíduo, existe uma forma mais adequada de limpá-lo. Essa pré-lavagem é essencial para facilitar a lavagem na máquina.

Estenda a roupa corretamente

Depois que retirar a peça da máquina, caso vá estendê-la no varal, é importante tomar cuidado para não danificá-la. Antes de tudo, você deve sacudir as roupas para desamarrotá-las. Dê sempre preferência para lugares arejados, mas evite o contato direto com o sol para não amarelar peças claras. Além disso, não prolongue o tempo no varal mais do que o necessário, pois isso dificulta na hora de passar!

Texto: Mariana Oliveira | Edição: Renata Rocha

Leia também: