Aprenda a fazer uma massagem nos pés para aliviar todo o estresse

Conheça os benefícios e um passo a passo simples para conquistar um relaxamento completo

como fazer massagem nos pés
Foto: Shutterstock

Após um dia corrido, com situações estressantes, a única coisa que temos vontade de fazer é deitar e estender as pernas. Afinal, são elas que nos sustentam ao longo de horas, e sofrem um enorme desgaste com o passar dos anos. Saber como fazer massagem nos pés pode não só revitalizar toda a região, como aliviar os sintomas de angústia e irritabilidade.

Não é à toa que a prática é adotada por muitas pessoas, que veem a terapia como forma excepcional de relaxamento e bem-estar. A reflexologia podal, por exemplo, é um tratamento que age em pontos específicos do membro, proporcionando conforto físico e mental.

“A planta dos pés possui pontos e regiões que representam os órgãos e que podem ser estimulados a fim de obter benefícios terapêuticos”, explica Roberto Debski, médico especialista em homeopatia e acupuntura.

Benefícios da prática

Atua em dores físicas e problemas emocionais, aliviando desconfortos musculares, sintomas de resfriados, gripes e sinusites, incômodos na coluna, enxaqueca e até amenizando ansiedade, depressão e estresse. Além dos movimentos promoverem maior circulação sanguínea, nutrindo tecidos e músculos.

Para isso, acredita-se que cada ponto do pé, quando pressionado e massageado, pode influenciar diretamente no alivio de diversos quadros e sintomas.

  • Yong Quan: é o ponto localizado no centro do pé, entre o segundo e o terceiro dedo. Ao ser estimulado, pode ajudar em dores nos rins, reduzindo a ansiedade e o estresse.
  • San Yin Jiao: está posicionado quatro dedos acima do tornozelo. Quando pressionado, tem ação sobre as dores causadas por cólicas menstruais.
  • Kun Lun: ponto atrás do tornozelo, onde há um leve afundamento da pele. Massageie a região para aliviar dores nas costas.

Além desses pontos, que são os mais comuns, há outros que também podem ser explorados. Saber como fazer massagem nos pés ativará seu organismo inteiro, promovendo benefícios a longo prazo.

INFO-REFLEXOLOGIA-PE-MASSAGEM

Para tornar a experiência ainda mais vantajosa, use óleo de amêndoa ou de semente de uva. Eles são ótimos para hidratar a pele e promover um descanso profundo.

Passo a passo de como fazer massagem nos pés

Agora que já conhece as principais regiões a serem estimuladas e todos os seus benefícios que podem ativar no corpo, chegou a hora de colocar a mão na massa – ou nos pés.

Passo 1

Antes de começar, é necessário lavar os pés com água morna, principalmente entre os dedos, e enxugá-los bem. Sente-se em uma posição agradável, em um local que dê para apoiar as costas.

Passo 2

Depois que estiver ajeitado, coloque nas mãos uma pequena porção de um óleo essencial ou um creme hidratante a sua escolha, e leve até aos pés. Suavemente e lentamente, passe o creme por toda a região, indo até os tornozelos.

Passo 3

Fazendo em um pé de cada vez, encoste a sua palma da mão na sola. Abra todos os dedos e abrace-os, fechando lentamente. Faça esse movimento cinco vezes, colocando mais pressão em cada etapa.

Passo 4

Segure um lado do pé com uma mão e, com a outra, empurre o outro lado para frente. Após três vezes, troque a posição. Faça isso com o esquerdo e com o direito.

Passo 5

Segure o peito do pé com uma das mãos. Com a outra, puxe todos os dedos para trás, levemente. Segure nesta posição por quinze segundos. Faça o mesmo movimento com o outro pé.

Passo 6

Com os polegares de ambas as mãos, massageie o pé em sentido horário, começando das pontas dos dedos até o calcanhar. Vá de cima para baixo, pressionando todas as regiões. Repita três vezes, tanto na sola, quanto no peito.

Passo 7

Posicione uma das mãos, aberta, debaixo do tornozelo, abraçando-o suavemente. Já com o indicador e polegar da outra mão massageie a região do tendão de Aquiles, indo de cima para baixo, até o calcanhar. Faça o processo quatro vezes.

Passo 8

Ainda na região do tornozelo, com ambas as mãos, massageie-e toda a sua extensão, em forma de círculos, fazendo uma leve pressão. Vá pela parte lateral, até chegar aos dedos do pés. Não é necessário repetições.

Passo 9

Feche as mãos. Com a parte do dedo mínimo, dê pequenas batidinhas ao longo de todo o pé. Indo de cima para baixo, da sola para o peito. Faça o movimento três vezes.

Passo 10

Sem as mãos, movimente os pés para frente e para trás, usando apenas a força da região. Repita dozes vezes.

Passo 11

Segure a base de cada dedo, puxe-o e torça-o levemente. Faça isso com todos os dez.

Passo 12

Posicione uma mão no peito do pé e outra na sola. Deslize-as de cima para baixo, colocando pressão no movimento, por dez vezes.

Passo 13

Por fim, com as duas mãos, abrace o meio do pé, um de cada vez, colocando pressão. Fique na posição por vinte segundos.

Agora que já sabe como fazer massagem nos pés, que tal praticar ainda hoje em você ou em outra pessoa? Sinta os efeitos positivos da prática no dia a dia.

Leia também: