Alimentação adequada para evitar a gastrite na gravidez

Veja dicas do especialista e saiba como amenizar os sintomas

Gestante e gastrite
Alimentação balanceada e práticas saudáveis são as palavras chaves para evitar a gastrite e problemas mais sérios. (Foto: Pixabay Shutterstock Images)

Futuras mamães pode sentir muita azia durante a gravidez. Além disso, se você sente aquela terrível queimação, dores abdominais e dores no peito, é possível que você esteja com gastrite. Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, a gastrite é uma patologia cada vez mais comum e acomete pacientes de todas as faixas etárias. Veja dicas do especialista e saiba como amenizar os sintomas.

O médico afirma que geralmente as pacientes reclamam de dores abdominais – como queimação – e dores no peito. “Isso leva o médico a solicitar o exame de endoscopia digestiva alta, que, na maioria das vezes, demonstra áreas de irritação da mucosa gástrica”, revela.

Outras dicas:

  • Dê preferência a alimentos leves e saudáveis, como: mamão, brócolis, pão integral, batata, ovos, gelatina, iogurte, sucos naturais, água de coco.
  • Evite frituras, alimentos com alho, doces, limão, queijos gordurosos, fritura, frutas ácidas,pimenta, adoçante, ketchup, mostarda, chocolate, temperos fortes, café, refrigerante e bebidas quentes.
  • O médico afirma que o álcool e o cigarro também aumentam bastante os sintomas gástricos e devem ser evitados.

VEJA TAMBÉM:

Consultoria: Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em Gastroenterologia e tratamento para obesidade com uso do Balão Intragástrico. É responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.