Dentes de leite: você sabe cuidar da saúde bucal do seu filho?

Manter os cuidados em dia é imprescindível para uma boca saudável no futuro

Dentes de leite: você sabe cuidar da saúde bucal do seu filho?
Foto: Shutterstock

Os dentes de leite são provisórios, mas não é por isso que merecem menos atenção que os permanentes. Os pais devem ensinar as crianças desde cedo a manter a higienização correta da boca, pois isso se refletirá em uma dentição bonita e saudável no futuro.  Quer saber mais sobre o assunto? Confira as orientações da dentista Rosane Menezes Faria.

Cuidados sempre!

Ainda durante a gestação, as mães precisam ter alguns cuidados simples para assegurar a saúde dos dentes de seus bebês, como ter uma boa alimentação baseada em proteínas, cálcio e fibras. Depois do nascimento, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes, os cuidados devem continuar. Segundo Rosane, durante tal período, a higienização deve ser feita com uma gaze umedecida com água filtrada, sempre logo após as mamadas para remoção dos resíduos de leite.

Higiene em primeiro lugar

Os dentes de leite começam a nascer a partir dos seis meses de vida. “Nessa idade é necessário a utilização de uma dedeira especial e macia para escovar os dentes pelo menos uma vez ao dia”, explica. A partir de um ano do bebê, a rotina de escovação completa pode ser introduzida na rotina. “O pequeno deve escovar os dentes com uma escova macia e de cabeça pequena pelo menos três vezes ao dia, e, já nessa fase, uma pequena quantidade de pasta de dentes com flúor pode ser utilizada”, complementa.

 

Dentes de leite: você sabe cuidar da saúde bucal do seu filho?

Foto: Shutterstock

 

Quantidade correta

Vale ressaltar que a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que o uso de pastas de dentes em bebês e crianças que não sabem cuspir deve ter a quantidade equivalente a um grão de arroz. Já nos que sabem cuspir, a quantidade precisa ser equivalente a um grão de ervilha.

Importância e funções dos dentes de leite

Os dentes de leite são importantes, pois preparam o caminho para o crescimento dos permanentes. Além disso, esses dentes auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, ajudam na pronúncia correta das palavras e contribuem para melhor aparência. Por serem temporários, muitas vezes os pais não se atentam sobre a devida relevância da escovação dos dentes de leite. Mas, para evitar que problemas apareçam, o ideal é levar os pequenos periodicamente ao odontopediatra, realizar higiene bucal corretamente e sempre incentivar uma alimentação adequada. “A união dessas práticas ajuda a garantir uma boca saudável edentes mais fortes”, finaliza.

 

LEIA TAMBÉM: