Como combinar cores na decoração

Aprenda mais sobre como as cores que usamos em um ambiente nos influencia

Foto: Divulgação

A importância das cores é inquestionável. Sinalizações, campanhas de marketing, pratos de comida, composições de paisagens e até os ambientes nos quais estamos inseridos, tudo está relacionado às cores e ao que cada tom nos faz sentir. Mas que cores devem estar em um ambiente para ele estar harmônico e agradar a toda a família?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Saiba mais:

Aprenda a decorar sua casa no estilo rock’n’roll

7 dicas para decorar banheiros pequenos

5 tendências da CASA COR® para decorar sua casa!

Para motivar

Para a designer e arquiteta Katalin Stammer, coordenadora do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, as cores são parte da rotina e precisamos delas mais do que podemos imaginar. “Uma boa composição cromática nos ambientes pode motivar ou desmotivar uma pessoa. Muito disso depende, é claro, da experiência pessoal a que aquele usuário foi submetido em sua vida”, explica a profissional.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escolha o seu estilo

“Sempre oriento que o cliente busque qual o caráter desse ambiente, ou seja, qual o efeito geral definido por meio de palavras-chave como sofisticado, infantil, lúdico, despojado, masculino, feminino, entre outras. A combinação da pesquisa com o caráter irá nortear a composição do ambiente e o resultado será bem mais assertivo”, afirma Katalin.

Vale a pesquisa

Existem algumas maneiras de buscar soluções para identificar os gostos pessoais. Uma delas é analisar imagens e fotos que agradam para entender quais as composições que mais despertam o interesse. Nesse sentido, uma série de sites, fotos e paleta de cores podem ajudar nas suas preferências, por isso vale a pena pesquisar.