Descubra como colocar o brainstorming em prática

O brainstorming é um processo criativo ótimo para se ter novas ideias. Porém, é preciso saber executá-lo para que o método seja mais eficiente

reunião brainstorming
FOTO: Vinicius Tupinamba/ Shutterstock Images

Qualquer pessoa é capaz de ter um brainstorming, basta deixar a capacidade criativa fluir naturalmente. Porém, alguns princípios devem ser seguidos. O publicitário Tadeu Brettas destaca alguns passos que tornam o brainstorming eficaz:

1. Deixe claro os objetivos do brainstorming para os participantes.
2. Embora seja uma “tempestade”, os participantes precisam se ouvir. Sendo assim, uma conversa por vez.
3. Seja visual: as ideias podem ser expressas por meio de desenhos e imagens.
4. Quanto mais ideias, melhor. É possível encontrar qualidade dentro da quantidade.
5. É preciso evitar críticas e julgamentos durante o processo de brainstorming. O objetivo é estimular os participantes e não o contrário.

reunião brainstorming

FOTO: Vinicius Tupinamba/ Shutterstock Images

6. Atenção a ideias fora do comum. O foco é identificar novas abordagens, por isso, soluções que fogem dos conceitos conhecidos merecem destaque. É missão do grupo criar uma atmosfera de liberdade e o incentivo às ideias “loucas”.
7. Combine conceitos e opiniões. O processo é colaborativo, portanto deve-se construir novas ideias a partir das dos outros.
8. O condutor da reunião deve estar atento ao foco: há um objetivo que precisa ser atendido em um tempo determinado para que as alternativas surjam.

Para um brainstorming produtivo

Apenas falar suas ideias durante uma reunião de brainstorming pode não ser tão útil, já que nem sempre elas podem ser aproveitadas. Por isso, uma dica importante é registrar tudo o que você falou. “Eu sugiro catalogar todas as ideias, gravar, anotar, não deixar nada se perder; até porque, se alguma ideia não resolver o problema (ou criação), pode ser aproveitada em outra ocasião”, aconselha o especialista em estratégias empresariais Diego Nicolau.

Além disso, vivenciar um ambiente propício para a inovação colabora na hora de compartilhar suas ideias. “Quando há a atmosfera correta para a produção de ideias, o brainstorming acontece naturalmente, fora inclusive, das salas de reunião. É uma questão de as pessoas se sentirem incentivadas a pensar e propor”, afirma o publicitário Tadeu Brettas.

Mesmo pessoas que trabalham sozinhas podem realizar sessões de brainstorming. Para isso, chame amigos ou colegas de profissão para uma conversa que lhe permita expor suas ideias e escutar as deles. Se não for o caso, apenas coloque em um quadro ou no papel as ideias que surgirem em sua mente e depois avalie pedindo a opinião de especialistas.

 

Saiba mais!

Saiba como encontrar motivação para vencer desafios

Criatividade: estimule a sua seguindo 7 dicas

 

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Diego Nicolau, especialista em estratégias empresariais e gestão comercial e master coach da Kasulo Desenvolvimento Humano, em Cascavel (PR); Tadeu Brettas, publicitário e professor da Inova Business School.