Chá verde: saiba como a erva auxilia na perda de peso

Você sabia que o chá verde auxilia na queima de gordura no nosso corpo? Veja como ele atua em benefício do seu organismo!

cha-verde-beneficios-termogenico
Foto: Shutterstock

Você sabia que o chá verde é um poderoso aliado do organismo, que promove bem-estar e uma série de outras melhorias? Quer saber mais? Então, confira os benefícios dessa erva!

cha-verde-beneficios-termogenico

Foto: Shutterstock

Uma lista de vantagens

Embora ele seja mais conhecido por conta do potencial emagrecedor, não se pode esquecer que o chá verde também é um aliado da saúde em geral: “A planta do chá verde é a Camellia sinensis. Seu alto teor de catequinas (polifenois) traz uma série de benefícios para a saúde”, garante a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Entre tais vantagens, estão o fortalecimento do sistema imunológico, a ação anticancerígena e a prevenção de doenças cardiovasculares, além do caráter energizante, desintoxicante e termogênico.

Contraindicações em pauta

Lembre-se: apesar de todos os benefícios oferecidos pelo chá verde, é preciso seguir algumas orientações em relação ao seu consumo. A seguir, a nutricionista Heloisa Teves Scattini elenca quais são:

  • Hipertensos e portadores de arritmia cardíaca devem evitar o chá verde em excesso, pois ele contém cafeína, que promove a contração dos vasos sanguíneos, e por ser termogênico também acelera os batimentos cardíacos.
  • De efeito estimulante, a bebida deve ser evitada por gestantes e lactantes.
  • Portadores de hipotireoidismo não devem exagerar no consumo do chá, pois, em excesso, ele reduz a função da peroxidase, enzima responsável pela colocação de iodo na glândula.

Aprenda a fazer!

O melhor é ferver a água em separado e não acrescentar o chá durante o processo de ebulição. Sendo assim, primeiro espere a água ferver, retire-a do fogo e só então coloque 1 colher (sopa) de folhas secas para cada xícara (200ml) de água.

 

Texto: Paula Santana e Marcelo Ricciardi/Colaborador

Consultoria: Heloisa Teves Scattini, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

 

LEIA TAMBÉM: