Chá para emagrecer: perca peso com receitas simples e poderosas

Descubra quais ervas utilizar para eliminar aqueles quilinhos extras de forma segura!

Chá para emagrecer: perca peso com receitas simples e poderosas
Foto: Shutterstock

Se você acha que essa bebida só serve para aquecer durante o inverno, está muito enganada. Graças aos seus ingredientes termogênicos e propriedades diuréticas, que auxiliam no combate ao acúmulo de gordura no organismo, beber chá para emagrecer se tornou uma prática bem comum entre pessoas do mundo todo.

A versão gelada, inventada no século XVIII, nos Estados Unidos, também faz sucesso até hoje – e seus benefícios vão além da degustação. Confira as combinações mais famosas utilizadas para perder peso, aprovadas por nutricionistas, e aprenda a prepará-las!

Vantagens de tomar chá

“Além de conter compostos antioxidantes, a maioria dos chás aceleram o metabolismo e fazem com que o corpo gaste mais energia para absorvê-lo, melhorando o funcionamento do intestino e promovendo saciedade”, conta a nutricionista Andrea Marim. Portanto, o consumo regular da infusão de certas plantas, aliado a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos, ajuda a perder gordura abdominal de forma mais rápida.

Como preparar o chá?

Para preparar seu chá sem erro e aproveitar todos os benefícios, basta ferver a água até entrar em ponto de ebulição e desligar o fogo. Em seguida, coloque as ervas e tampe a panela por 5 minutos. Nas noites mais frias, beba assim que a infusão ficar pronta. Nos dias quentes, opte pela versão gelada, que deve ser levada à geladeira depois de resfriar a mistura em temperatura ambiente. Usufrua das propriedades emagrecedoras do chá consumindo-o em até 24h após o preparo.

Opções de chá para emagrecer

O chá verde atua no emagrecimento por conter catequinas, que estimulam diversas enzimas responsáveis pela absorção de gorduras, quebrando-as ao invés de acumulá-las. Além disso, a bebida “promove sensação de saciedade, melhora a digestão e auxilia na diminuição do colesterol”, complementa Andrea. Outra alternativa diurética, dona de um sabor levemente amargo, é o chá de cavalinha, conhecido por evitar a retenção de líquidos e ajudar no combate às toxinas que geram as celulites.

Quantidade permitida por dia

O consumo diário nunca deve ultrapassar 6 xícaras. Alguns, como o chá verde ou de hibisco, devem ser consumidos com mais moderação: no máximo 4 xícaras por dia. “Por serem estimulantes e termogênicas, as bebidas emagrecedoras podem interferir no sono. E, no caso de pessoas hipertensas ou com arritmias, interferem na saúde”, alerta a nutricionista.

Combinações poderosas de chá para emagrecer

Canela com gengibre

Essa combinação também melhora sua disposição, auxiliando a enfrentar o dia com alto-astral. “Os dois alimentos aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias”, conta Márcia Loureiro, nutricionista da Life Clínica.

Abacaxi com gengibre

Enquanto a fruta é rica em fibras que promovem saciedade e tem ação diurética, a raiz acelera a queima de gorduras devido à sua ação termogênica e digestiva. Mistura perfeita para quem quer emagrecer!

Hibisco com canela

A dupla auxilia no emagrecimento graças à ação termogênica da especiaria, aliada às propriedades diuréticas e anti-inflamatórias da flor. Experimente essa combinação power e se surpreenda com os resultados.

Limão com mate

A combinação favorece a perda de peso devido à sua ação detox, que limpa o organismo, combatendo as toxinas que se acumulam nas células de gordura e geram inflamação. Sucesso garantido!

Leia também: