Chegou a hora de brindar os benefícios do chá gelado de hibisco

Use o chá gelado de hibisco para se refrescar durante a época mais quente do ano e conheça seus benefícios para manter a saúde e, ainda, emagrecer

Copo de vidro com chá gelado de hibisco com pedras de gelo sobre uma mesa de madeira.
Foto: Shutterstock.com

É uma delícia saborear um bom chá durante o inverno. Mas como desfrutar da bebida durante o verão? A nutróloga Ana Valéria Ramizes ensina como tomar o chá gelado de hibisco e, de quebra, perder alguns quilinhos.

Para o verão e para o inverno

Seja quente ou gelado, o chá de hibisco faz maravilhas para a perda de peso! Há quem diga que seu consumo quente ativa o metabolismo e, consequentemente, acelera o emagrecimento, mas há quem jure que consumir a bebida gelada queime mais calorias. Ana Valéria desconstrói esse mito: “Não existem estudos que comprovem essas afirmações. O que importa é fazer o chá da forma correta e com a quantidade correta da planta”, afirma.

Perfeito para o verão: chá gelado de hibisco

Nas épocas mais quentes do ano, há duas formas de consumi-lo: por meio da infusão com folhas secas ou em forma de suchá, que é uma mistura do chá com o suco de alguma fruta. “A melhor forma de consumir o chá é por meio da infusão. Outra dica é não economizar nas folhas, nem colocar folhas a mais. Além de não fazer efeito, o preparo incorreto pode provocar
reações, como dores no estômago de cabeça ou diarreia”, alerta a nutróloga. O ideal é adicionar 2 colheres (sopa) das
folhas secas em 400ml de água.

Que efeito emagrecedor é esse?

O segredo do chá gelado de hibisco é a sua capacidade termogênica, ou seja, ele potencializa o gasto de energias e queima calorias nas regiões do quadril e da barriga. Os efeitos do chá acontecem porque, além de facilitar a digestão, ele bloqueia a ação de carboidratos, facilita a digestão e tem efeito diurético.

As melhores combinações

Para não enjoar, experimente adicionar ao chá gelado de hibisco suco de laranja ou limão, algumas fatias de gengibre, canela ou cavalinha. Cuidado com a forma de adoçar a bebida: evite adicionar açúcar, prefira o mel que é menos calórico e faz bem à saúde. As combinações podem variar de acordo com o gosto pessoal, mas o ideal é acrescentar apenas sucos de frutas.

PARA MATAR A SEDE

Ingredientes:
• 400ml de água
• 2 colheres (sopa) de folhas de
hibisco secas

Modo de preparo

Coloque a água em uma jarra de ferro e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue. Acrescente as folhas, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe antes de beber.

DICA: “O ideal é fazer somente dois copos, que é a quantidade que deve ser consumida no dia”, recomenda Ana Valéria.

Consultoria: Ana Valéria Ramirez, médica nutróloga especialista em endocrinologia, de São José do Rio Preto (SP)

LEIA TAMBÉM