Aprenda a fazer um centro de mesa com a técnica Dança dos Leques!

Decore sua casa com um centro de mesa lindo, geométrico e que utiliza uma das técnicas mais bonitas do patchwork: a Dança dos Leques!

Centro de mesa com a técnica Dança dos Leques
Foto: Gustavo Betanha
Centro de mesa com a técnica Dança dos Leques

Foto: Gustavo Betanha

Materiais utilizados

  • 15cm de tecido de algodão vinho estampado
  • 15cm de tecido de algodão verde estampado
  • 15cm de tecido de algodão amarelo estampado
  • 15cm de tecido de algodão bege estampado
  • 15cm de tecido de algodão bege
  • 90cm de manta acrílica
  • 90cm de tecido para o forro
  • Ferro de passar
  • Linha de costura

Execução do centro de mesa com a técnica Dança dos Leques

1. No tecido amarelo estampado, corte um quadrado de 6cm. Nas laterais do quadrado, faça uma moldura de 3,5cm com o tecido bege. Nas laterais da primeira moldura, faça uma segunda moldura de 3,5cm com o tecido verde estampado. Nas laterais da segunda moldura, faça uma terceira moldura de 3,5cm com o tecido bege estampado. Nas laterais da terceira moldura, faça uma quarta moldura de 3,5cm com o tecido vinho estampado. Importante: costure a união dos tecidos nos cantos das molduras de modo a formar uma diagonal.

2. Repita o passo 1 e faça mais um quadrado.

3. No tecido vinho estampado, corte um quadrado de 6cm. Nas laterais do quadrado, faça uma moldura de 3,5cm com o tecido bege estampado. Nas laterais da primeira moldura, faça uma segunda moldura de 3,5cm com o tecido verde estampado. Nas laterais da segunda moldura, faça uma terceira moldura de 3,5cm com o tecido bege. Nas laterais da terceira moldura, faça uma quarta moldura de 3,5cm com o tecido amarelo estampado. Importante: costure a união dos tecidos nos cantos das molduras de modo a formar uma diagonal.

4. Repita o passo 3 e faça mais um quadrado.

5. Para decorar, costure em todos os quadrados um X que una as pontas.

6. Corte os 4 quadrados ao meio, de forma a obter 8 triângulos iguais.

7. Encaixe um triângulo de cada cor, um ao lado do outro, como se fosse uma flor. Siga a foto.

8. Una os 8 triângulos com costura.

9. Repita o passo 1 e faça mais um quadrado. Corte o quadrado ao meio, de forma a obter 2 triângulos iguais. Corte os 2 triângulos ao meio, de forma a obter 4 triângulos iguais.

10. Conforme esquema de montagem, costure cada triângulo menor ao lado do triângulo maior. Importante: os triângulos maiores e menores devem ser da mesma cor!

Esquema de montagem

Ilustração: Gustavo Betanha

11. Repita o passo 2 e faça mais um quadrado. Corte o quadrado ao meio, de forma a obter 2 triângulos iguais. Corte os 2 triângulos ao meio, de forma a obter 4 triângulos iguais.

12. Conforme esquema de montagem, costure cada triângulo menor ao lado do triângulo maior. Importante: os triângulos maiores e menores devem ser da mesma cor!

13. Corte o formato da peça na manta e no tecido para forro. Faça o sanduíche: manta, peça e forro. Costure a volta toda deixando uma abertura para desvirar. Desvire e feche a abertura com pontos invisíveis.

14. Para finalizar, costure decorativamente toda a volta do centro de mesa.

Execução: Raquel Barros (Arte em Patchwork)/Colaboradora

LEIA TAMBÉM