Como escolher a cadeira ideal para o home office e evitar dores

Saiba como escolher a melhor cadeira para home office e garantir mais conforto e produtividade na hora de trabalhar dentro de casa

- Foto: Shutterstock

Trabalhar em casa se tornou parte da rotina de funcionários de diferentes ramos, no entanto, não são todos que possuem um espaço adequado para isso. Em situações como essa, é muito importante saber como escolher a melhor cadeira para o home office, pois ela vai influenciar diretamente no seu conforto e na sua produtividade.

Com diversas opções para você adquirir, é importante se atentar a vários fatores além da questão estética. Material, altura, encosto, revestimento e braços são partes para ficar de olho na hora da compra. Pensando nisso, montamos um guia completo para te ajudar.

Como escolher a cadeira ideal?

Para saber se a cadeira escolhida é adequada ao ambiente de trabalho, é importante saber se ela se encaixa na norma regulamentadora NR 17. Ou seja, ela precisa ter pés giratórios que não deixem ela se mexer involuntariamente e uma superfície estofada com um material que permita a transpiração.

Além disso, se atente ao tamanho do encosto, que deve proteger a região da lombar, porque isso pode interferir na hora de se sentar corretamente e ter graves consequências. “A má postura, no geral, pode causar fadiga, dores nos olhos, na cabeça e no pescoço, além de desconforto nas costas, desencadeando até escoliose, hiperlordose, LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e tendinites”, alerta a fisioterapeuta Gislaine Milena Marton.

Outro item para ficar atento são os braços reguláveis, já que eles são responsáveis por te sustentar sem forçar demais os cotovelos. Por isso, o ideal é que eles tenham entre 20 a 25 centímetros de altura, contando a partir do assento. Se a sua cadeira está dentro desse padrão, então ela é a escolha certa.

Cuidados para melhorar seu home office

Agora que você já escolheu a cadeira perfeita para o home office, é importante ficar de olho em alguns detalhes da organização do seu ambiente de trabalho. O ideal é que a tela do seu computador fique na altura dos olhos. Para isso, utilize um suporte ou, até mesmo, livros e revistas para nivelar a altura.

Mantenha os pés sempre encostados no chão e o mouse o mais próximo possível do seu corpo, para evitar grandes esforços para usá-lo. Pausas durante o expediente também são bem-vindas. “Fazer alguns intervalos para levantar e se movimentar é importante para evitar que a dor se instale”, afirma Gislaine. Além disso, elas ajudam a relaxar o corpo e a mente e aumentam sua produtividade.

E não se esqueça de manter esse hábitos mesmo em momentos de lazer no sofá ou na cama, para não prejudicar sua coluna. “A dica é usar um travesseiro no encosto do sofá ou da cama e um outro embaixo dos joelhos, para que a coluna esteja bem apoiada e reta. Também é possível colocar um outro travesseiro em cima da perna para apoiar os braços e mexer no celular, se for o caso”, explica a fisioterapeuta.

Leia também:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência