6 reflexões para aumentar a motivação e a produtividade no trabalho

Saiba como mudar os pensamentos e a rotina para atingir os resultados esperados

motivação no trabalho
Foto: Freepik

Às vezes, parece impossível continuar com a motivação no trabalho, não é mesmo? Sempre a mesma coisa, tudo muito igual… Mas a rotina não precisa ser desse jeito. Há maneiras que ajudam a manter o dia a dia menos monótono e com mais aprendizado, como se ainda estivesse lidando com funções novas.

Para te ajudar a entender como permanecer produtivo e com vontade de ocupar-se, mesmo em períodos de menos novidades, nós separamos uma lista com alguns tópicos para refletir sobre e inserir na sua vida profissional.

É possível ter motivação no trabalho e deixar a rotina mais produtiva

Fuja da Rotina

Possuir tarefas bem definidas não significa não poder inovar ao realizá-las. Além de ser uma forma de surpreender seus superiores, sugerir novos modelos para praticar as mesmas funções pode fazer, também, um bem danado para você mesma. Converse com os seus colegas. Será que não há nenhuma forma de implementar novos recursos que facilitem suas atividades e tornem o dia a dia menos pesado?

Organização

Normalmente, quando estamos desorganizados “por dentro”, isto é, com pensamentos confusos, é natural que as nossas coisas materiais também fiquem bagunçadas. Tal situação contribui para que o cérebro siga essa mesma lógica e fique incapaz de atingir o máximo de sua produtividade e atrapalhando consideravelmente a motivação no trabalho.

Tenha seus momentos de descanso

Equilíbrio é tudo nessa vida. Trabalhar demais ou de menos não vai te levar a lugar nenhum, já que, acima de qualquer outra coisa, sua saúde mental precisa permanecer boa para conseguir atingir novas metas. Focar toda a sua energia só no trabalho não vai te fazer feliz e muito menos progredir. Já parou para pensar que outras atividades podem trazer excelentes ideais capazes de ajudar na sua produtividade? Priorize momentos de descanso diários.

Reconheça seu próprio trabalho

Quando alguém realiza um bom trabalho, em relações saudáveis, é mais do que natural parabenizar a pessoa, não é? Você anda fazendo isso com você? Não é porque nos últimos tempos se tem feito a mesma coisa todos os dias que elas deixam de serem produzidas com muita excelência. Reconheça seu próprio valor. Manter uma rotina de trabalho já é, por si só, uma tarefa que necessita esforço.

Metas possíveis

Tenha para si aquilo que é importante para você e se mantenha firme nisso. No entanto, é preciso estar atento para não ficar tão “cego” com esse objetivo a ponto de criar meios impossíveis para atingi-lo. O ideal é aceitar que as coisas acontecem na medida em que são possíveis e estabelecer prazos que correspondam ao tempo que possui disponível em sua rotina para isso.

Aproveite para aprender coisas novas

Talvez você já esteja naquele momento dentro da empresa em que não tenha mais muito para aprender sobre o seu trabalho em si.. No entanto, isso significa que não há oportunidades para conhecer coisas novas. Que tal conversar com alguém de outra área? Caso não seja possível, uma dica é investir um tempo fora do período em que está exercendo suas funções para pesquisar sobre assuntos que gostaria de saber mais sobre.

Leia também: