Dicas para melhorar a postura de quem trabalha sentado

Melhor sua acomodação para não desgastar o corpo com problemas e doenças irreversíveis

postura sentado
Foto: Shutterstock

São muitos os trabalhos que não oferecem uma postura sentado confortável na sua execução. Certos movimentos repetidos favorecem lesões, bem como posições erradas agravam problemas de coluna, dores nos braços e pernas ou sensação de cansaço.

Já que, na maior parte das vezes, é difícil curar com rapidez e eficácia estas enfermidades, prevenir é mais fácil do que tratar, pois os resultados positivos não são fáceis de serem obtidos. “O importante nas posições sentadas é que estas acompanhem as nossas curvas fisiológicas. Para além disso, uma cadeira dinâmica, que nos facilite o movimento é muito mais benéfica para a postura”, esclarece a fisioterapeuta Fátima Sanches.

Ela ainda explica que o corpo humano não foi feito para ficar parado. Uma paragem de mais de uma hora e meia começa a repercutir efeitos negativos: “o cansaço das más posturas ou de muito tempo parado leva às dores e as dores levam à exaustão”.

É também muito importante salientar que, para manter a postura sentado correta e não prejudicar a sua saúde, não basta apenas limitá-la ao seu posto de trabalho. É preciso adotá-la no seu dia-a-dia. “O exercício físico, após um esforço considerado de alguma forma exaustivo para o corpo, ajuda a evitar dores no futuro”, salienta Fátima.

 A postura neutra

O segredo para evitar problemas futuros quanto a posições incorretas, é manter a postura neutra. Ou seja, é aquela acomodação que não exige esforço da musculatura e das articulações, contra-atuando com a gravidade, seja curvando-se ou fazendo atividades que forcem a coluna.

Quando as lesões ou dores já estão presentes, há que tentar educar o paciente para não persistir nesse comportamento, como realça a fisioterapeuta: “A primeira abordagem de qualquer situação é conservadora: tratar, corrigir e educar. Para as queixas não voltarem, há que mudar de atitudes, ou seja, de posições”.

Dicas para manter a postura sentado corretamente

No exemplo abaixo, temos uma posição que qualquer pessoa pode adotar no dia-a-dia. Veja quais são os problemas desta postura e o que fazer para corrigi-la.

Ilustração: Shutterstock

  • A região lombar deve estar sempre apoiada no encosto do assento. Caso a sua cadeira não permita isso, providencie um suporte para obter esse efeito.
  • Embora seja natural inclinar-se para frente ou para trás enquanto trabalha, a posição correta exige que a cabeça e o pescoço estejam em posição reta, bem como os ombros devem estar relaxados.
  • Ao utilizar o mouse e o teclado, evite a flexão do punho. Deve manter antebraço, punhos e mãos em linha reta. Procure manter também o cotovelo junto ao corpo.
  • A tela do computador deve estar ao nível dos olhos, a cerca de um braço de distância de comprimento. O teclado e o monitor jamais devem ser usados lateralmente. Coloque-os de frente para si.
  • Embora sejamos tentadas a cruzar as pernas ou os pés abaixo da cadeira, tente deixar os pés apoiados no chão ou use um suporte para isso. Observe a forma como estão os joelhos: eles devem fazer 90º em relação ao seu tronco e em relação aos seus pés.
  • O seu posto de trabalho também é importante: nunca use uma mesa inadequada. O indicado é utilizar uma mesa sem inclinações.

Quais problemas são evitados

Quem trabalha com computador deve adaptar-se às posições recomendadas que evitarão problemas como dores lombares e cervicais, tendinites, LER (Lesões por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), desconforto e sensação de cansaço.

Leia também: